João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.21ºC
IBOVESPA 123779.54
Euro 5.6032
Dólar 5.1602
Peso 0.0058
Yuan 0.7119
6 técnicas que ajudam a atrair leitores qualificados para o seu site
21/03/2023 / 10:33
Compartilhe:

Quando falamos sobre alcance de leitores no meio digital, a vastidão da internet apresenta pontos positivos e negativos. Por um lado, nunca antes foi tão fácil alcançar pessoas interessadas em um determinado produto, serviço ou conteúdo oferecido por uma marca. 

Por outro lado, o oceano de informações pode ser sufocante para os usuários, o que se traduz em boa parte do que é publicado online sendo ignorado ou descartado por quem navega na internet. A partir dessa realidade, surge um desafio: como atrair leitores qualificados?

1 – Desenvolva conteúdo para as mídias sociais

De acordo com matéria publicada no portal Gente, parte do grupo Globo, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo usando redes sociais. Entre os usuários da internet, nós gastamos cerca de 3 horas e 46 minutos nesses sites todos os dias.

A partir desses dados, fica fácil perceber o porquê da necessidade de se desenvolver conteúdos para as mídias sociais. Independentemente de qual seja o público-alvo do seu site, as chances são altas de que postagens feitas nessas plataformas irão atraí-los.

2 – Faça postagens como convidado

Fazer parcerias estratégicas é uma das melhores formas de apresentar um serviço ou conteúdo para o público-alvo desejado. Isso pode ser feito de variadas maneiras, sendo uma das mais eficazes as postagens como convidado, também conhecidas como “guest posts”.

Nessa prática, o representante de uma marca escreve algum conteúdo relevante ao público do site no qual o texto será postado. A partir dessa iniciativa, aqueles que visitarem a plataforma parceira entrarão em contato com o seu conteúdo, o que atrairá novos leitores.

3 – Dê atenção aos leads

De acordo com o especialista em SEO e conteúdo digital para grandes marcas, Guilherme da Luz, a geração de leads qualificados para pequenas e médias empresas é uma das principais técnicas para atrair leitores qualificados a um site. Naturalmente, essa tarefa requer planejamento e estratégia.

Leads qualificados são caracterizados, entre outras coisas, como aqueles que aderem às estratégias de SEO. Quando bem utilizados, eles costumam aumentar o tráfego orgânico e possibilitam maior adesão à marca, considerando o público-alvo que se procura alcançar. 

4 – Conheça o seu público-alvo

A fim de publicar os conteúdos mais adequados possíveis, é imprescindível conhecer o público-alvo para o qual se está escrevendo. Não somente para atrair a atenção dessas pessoas, mas também para garantir que se encaixam na definição de leitores qualificados.

Quando esse conhecimento é dominado, os conteúdos criados passam a ter foco na persona correta, o que facilita a leitura e o engajamento. Como é de se esperar, a consequência é o aumento do tráfego, o que tem reflexos nos resultados das estratégias de marketing.

5 – Invista em diferentes aspectos do site

É importante começar este tópico dizendo que um alto valor de investimento não garante o sucesso de uma empreitada. Mais importante do que gastar muito é saber onde gastar, aplicando orçamentos de acordo com estratégias específicas para o seu site ou blog. 

Pensando nisso, investir em publicidade paga, marketing com influenciadores, e-mail marketing, links patrocinados e identidade visual é muito importante. Essa última, em especial, é útil para que a marca associada à página da web passe a ser reconhecida.

6 – Tenha regularidade na postagem de conteúdos

O aumento do tráfego orgânico de um site tem relação direta com a regularidade na postagem de conteúdos. Quando uma página da web não vê atualizações durante longos períodos de tempo, as chances são mínimas de que apareça nas ferramentas de busca, como o Google.

Desenvolver conteúdo frequente exige planejamento e atenção aos assuntos do momento. Quanto mais relevante o material publicado for em um determinado período, maior será o número de pessoas interessadas que o encontraram sem a necessidade de publicidade paga.