João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.42ºC
IBOVESPA 119048.16
Euro 5.7546
Dólar 5.3757
Peso 0.006
Yuan 0.7409
6 Vantagens de ter Cultura organizacional
07/12/2022 / 16:58
Compartilhe:

Quando pensamos em cultura organizacional, logo nos vem à mente a ideia de uma empresa com um clima amigável, onde todos os funcionários se sentem parte de uma grande família. Mas a cultura organizacional vai muito além disso. Ela influencia diretamente na segurança no trabalho, saúde e produtividade dos colaboradores.

Saiba mais sobre o que é, como implementar e como gerenciar a cultura organizacional na sua empresa.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, normas e comportamentos que compõem a identidade da organização. 

Em resumo, é o que define como os colaboradores se relacionam uns com os outros, com os clientes, e como a própria organização se relaciona com o mercado.

Uma boa cultura organizacional é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque ela influencia diretamente na produtividade, na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da organização.

Quais as vantagens da cultura organizacional?

Dentre as principais vantagens da cultura organizacional para a saúde e segurança no trabalho, podemos destacar:

1 Aumento da produtividade

As pessoas que trabalham em um ambiente onde há uma forte cultura organizacional tendem a se sentir mais motivadas e comprometidas com o trabalho. Isso leva a um aumento da produtividade e da qualidade das tarefas executadas.

2 Maior colaboração

Pessoas que compartilham os mesmos valores e crenças tendem a colaborar melhor. Isso faz com que as equipes trabalhem de forma mais harmoniosa, diminuindo os conflitos.

3 Maior engajamento dos funcionários

Os funcionários que se identificam com a cultura da empresa tendem a ficar mais engajados no trabalho e são menos propensos a deixar o emprego. Isso leva a menores custos de contratação e treinamento, além de um ambiente de trabalho mais positivo, com atração e retenção de grandes talentos.

4 Diferencial da concorrência

As empresas que incentivam o pensamento criativo e inovador tendem a ter mais sucesso no mercado. Isso porque elas estão sempre abertas à inovação e se adaptam rápido às mudanças do mercado. Esse processo garante uma melhoria constante nos processos e aumenta a qualidade dos produtos.  

5 Melhor relacionamento com os clientes

Contar com uma cultura organizacional consolidada melhora o relacionamento com os clientes. Ela tem processos bem definidos e está preparada para atender de forma excepcional. Isso fortalece o vínculo com seus clientes. 

É  importante ressaltar que a cultura organizacional não é algo fixo, nem imutável. 

Ela pode e deve ser moldada e adaptada às mudanças do mercado e às necessidades da organização. Ela demanda  uma avaliação periódica para realizar ajustes necessários, por meio da gestão dessa cultura.

Como definir a cultura organizacional da empresa?

Para estabelecer uma cultura organizacional, é importante considerar alguns fatores-chave que influenciarão a forma como a organização funciona. 

Esses fatores incluem a natureza da organização, seus objetivos, seu público-alvo e sua estrutura.

A cultura organizacional deve ser pensada como um todo. Isso abrange tanto os valores fundamentais da empresa quanto o ambiente no qual ela opera.  Por isso, estabelecer uma cultura organizacional forte e coesa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Devemos destacar que a cultura organizacional não é algo que possa ser criado do zero. Ela evolui ao longo do tempo e é influenciada pelas pessoas que trabalham na organização. 

Para criar uma cultura forte e coesa, é preciso investir tempo e energia em estabelecer os pilares da cultura e envolver as pessoas na sua criação e implementação.

Dicas para definir a cultura organizacional da sua empresa

Em um primeiro momento, a criação de uma cultura pode parecer bastante abstrata, mas com algumas dicas simples você pode iniciar esse processo na sua empresa.

1. Defina os valores 

Os valores são as crenças fundamentais que guiam as ações de todos os funcionários da organização. Por isso, é importante que eles estejam bem definidos e sejam compartilhados por todos. 

Além disso, os valores devem estar alinhados com a missão e a visão da empresa. Uma vez identificados, os valores fundamentais podem ser usados para moldar a cultura organizacional em torno desses princípios básicos.

  1. Comunique claramente a cultura organizacional para todos os funcionários

Todos os funcionários precisam estar cientes da cultura organizacional da empresa e entender qual o papel que cada um tem que desempenhar para contribuir com o seu avanço. 

Esse entendimento pode ser facilitado através da realização de treinamentos e campanhas internas de comunicação.

  1. Valorize o comportamento desejado

É importante reconhecer publicamente o comportamento dos funcionários que estão contribuindo para a cultura desejada. 

Isso pode ser feito através de bonificações, premiações e outras formas de reconhecimento. Assim, você estimula a repetição do comportamento e fortalece a organização.

4. Crie um ambiente inclusivo que estimule a participação de todos

É importante que todos os membros da organização se sintam envolvidos na construção da cultura e que possam contribuir para o seu desenvolvimento.

  1. Promova a coesão entre as equipes

As equipes devem trabalhar em conjunto para atingir os objetivos comuns da organização. Para isso, é importante criar um sentido de pertencimento e espírito de equipe entre os membros dos mais variados setores.

  1. Encoraje a inovação e o pensamento criativo

A cultura organizacional deve estimular a inovação e o pensamento criativo para que a empresa possa continuar a crescer e evoluir.

Gestão da cultura organizacional

Depois de definir, é hora de saber como manter e aprimorar cada vez mais a cultura organizacional da empresa.

A gestão da cultura organizacional pode ser feita de diversas maneiras, mas alguns dos principais métodos são:

Criação de uma visão compartilhada

A visão é um conjunto de crenças e valores que todos os membros da organização adotam como seus próprios. A criação de uma visão compartilhada é importante para que todos os membros da organização estejam trabalhando em direções semelhantes e possam se apoiar uns nos outros.

Gerenciamento do clima organizacional

O clima é o ambiente interno da organização, composto por fatores como a satisfação dos funcionários, as relações interpessoais, o comprometimento com a empresa e a motivação. 

O gerenciamento do clima envolve o monitoramento constante desses fatores e a tomada de medidas para melhorar as condições internas da empresa.

Identificação dos valores fundamentais

Os valores fundamentais são aqueles que guiam as decisões e o comportamento dos funcionários. Esses valores podem ser identificados através de pesquisas internas, entrevistas com os funcionários ou grupos focais. 

Recomenda-se a realização dessa avaliação periódica para atualizar aqueles estabelecidos quando da criação da cultura.

Cultura organizacional é cultura de sucesso

Para ter sucesso uma empresa precisa ter uma boa cultura organizacional. Ela influencia diretamente na produtividade, na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da organização.