João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 33.46ºC
IBOVESPA 124729.4
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
7 ferramentas integradas com inteligência artificial que você pode usar
26/03/2023 / 18:20
Compartilhe:

Não há a menor dúvida que o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa, tem concentrado todas as nossas atenções e, a cada dia, multiplicam-se matérias, artigos e todo tipo de conteúdo sobre o assunto. E é bom que se diga mais uma vez: assim deve ser, pois estamos vivendo e experienciando uma verdadeira revolução que afetará agudamente a humanidade. E, espero, ou esperamos todos, que os impactos sejam apenas positivos.

E, para isso, é importante conhecer, entender e acompanhar de perto as inúmeras ferramentas e plataformas habilitadas por IA. Acredite, já está disponível no mercado até modelos de geladeiras que controlam automaticamente a temperatura usando inteligência artificial, prolongando a vida dos alimentos por 30% mais de tempo,  reconhecendo as rotinas dos usuários, como os tempos de menor ou maior uso do produto.

É, meus amigos, nossa vida está verdadeiramente invadida por IA, algo que há bem pouco tempo atrás só víamos em filmes de ficção científica. O fato é que, como sugere nosso título, inteligência artificial é muito, mas muito  mais do que uma plataforma para te ajudar a pesquisar, produzir textos, roteiros de viagem, organizar informações, traduções, revisões de textos, gerar ideias, postagens e outras centenas de possibilidades.

Já está claro, então, que todos nós  precisamos mergulhar nessa tendência irreversível e, por isso mesmo, ampliar conhecimento e testar outras ferramentas e plataformas integradas com inteligência artificial, além de deixar de lado o receio que tenho visto em algumas pessoas. É aquela velha máxima: Ao invés de desligar tudo, é melhor ensinar a não colocar o dedo na tomada. Portanto, essa série de artigos é um convite a explorarmos todas as possibilidades para, assim, identificarmos que benefícios da IA podemos integrar no nosso dia a dia, seja na vida pessoal, no trabalho e, principalmente, na busca por conhecimento e atualização permanente. Pois como dizem os especialistas, a inteligência artificial  não será mais uma coisa… Será “a coisa”.

Antes, porém, quero reforçar o “convite”, contando que um estudo da Hibou Pesquisa e Insights aponta que 54% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial já está mudando algo em suas vidas. Por outro lado, mostrou que apenas 6% dos brasileiros já experimentaram o ChatGPT, por exemplo. Ou seja, as oportunidades estão postas. Então, dê uma olhada e explore algumas das ferramentas integradas com inteligência artificial que reuni abaixo:

RUNWAY: Conjunto de ferramentas com inteligência artificial que possibilita a edição automatizada de fotos e vídeos. É possível, por exemplo, gerar imagens a partir de textos, substituir ou remover elementos de uma foto, legendar e transcrever vídeos automaticamente, e até gerar textura 3D.

MINISTUDIO: Aplicativo voltado para o público infantil que permite transformar rascunhos em desenhos super detalhados.

LET´S ENHANCE: Software de edição de imagens que utiliza inteligência artificial para aumentar a resolução de fotos em apenas um clique, sem comprometer a qualidade. Me lembra uma cena do filme Blade Runner.

STABLE DIFUSION: permite criar imagens a partir de descrições em texto. É possível experimentar essa ferramenta sem a necessidade de criar uma conta, e a imagem que ilustra este artigo foi criada nessa plataforma.

HOUR ONE: Com a ajuda de inteligência artificial e humanos digitais, é capaz de criar vídeos a partir de roteiros escritos em mais de 35 idiomas. Essa ferramenta pode ser usada para produzir apresentações corporativas, palestras, treinamentos, noticiários e até aulas online.

KHROMA: Seu algoritmo é capaz de gerar inúmeras paletas de cores baseadas nas cores preferidas e nas combinações mais populares encontradas na internet.

LENSA: Esse app de edição de imagens ficou muito conhecido pelo recurso de transformar selfies em avatares estilizados por meio de IA.

Termino com duas metáforas, uma engraçada e outra mais emocional, digamos assim:

“Inteligência artificial é como um papagaio com acesso à internet – pode repetir tudo o que sabe, mas não necessariamente entende o que está dizendo!”

“A inteligência artificial é como um filho criado por nós, programado para seguir nossos comandos e tomar decisões baseadas em dados, mas sempre precisamos lembrá-lo do mais importante – o amor e a empatia são o que verdadeiramente o tornam humano.”