O verão ainda está longe, mas as altas temperaturas já começam a subir na primavera, que começou no dia 22 de setembro. Durante esse período, não é só sua pele que precisa de proteção e cuidados, seu carro merece cuidado redobrado nos dias quentes para evitar problemas a longo prazo.
Quando exposto a temperaturas muito elevadas, o interior do veículo fica 10 °C mais quente do que o ambiente externo. O calor excessivo prejudica tanto a lataria, quanto os pneus e o sistema de arrefecimento e ar-condicionado. Veja 8 cuidados que você deve ter com seu carro nos períodos quentes.
Além da gasolina, muitos líquidos agem em conjunto para o funcionamento e para evitar o superaquecimento do carro. Porém, o calor evapora os fluidos da transmissão e dos freios. Logo, é preciso verificar o nível do líquido de arrefecimento constantemente, além do estado das mangueiras e do reservatório.
Aperte as mangueiras e tenha certeza que não tem nenhum vazamento nos pontos de conexão. Se o nível de arrefecimento estiver baixo, procure uma loja de produtos automotivos e compre o líquido específico, conhecido como líquido do radiador, para completar.
Pneus com baixa pressão podem ter rupturas e causar acidentes. Portanto, é importante verificar a pressão dos pneus regularmente em um calibrador de pneus dos postos de gasolina. A vistoria é importante, principalmente, antes de viagens na estrada, onde os pneus se desgastam mais rápido.
Evite arranhões, manchas e rachaduras no para-brisa. Pois, a incidência solar sobre essas galhas pode causar um reflexo capaz de atrapalhar a visão e distrair o motorista. Poucos segundo de distração são o suficiente para causar acidentes, então, tenha muito cuidado.
A lataria externa é a parte mais exposta do carro, que tem contato direto com os raios solares, e, consequentemente, é muito prejudicada. Nem sempre vão ter vagas na sombra e o carro terá que ficar no sol por longos períodos. Essa exposição afeta a pintura e os vidros.
Uma solução eficaz são as capas de carro que protegem dos raios UV e mantêm a temperatura interna no carro. Além de o polir com cera a cada 6 meses.
Existem proteções específicas para proteger o carro do calor, como protetor solar de para-brisa, cortinas para as janelas laterais traseiras e hidratantes de bancos de couro, que ressecam no sol e podem rachar.
Observe a bateria
O calor faz com que o fluido interno da bateria evapore, permitindo o acumulo de sujeiras. Para mantê-la funcionando bem, limpe as poeiras acumuladas ao redor e verifique se há fios quebrados ou rachados.
Na hora de lavar o carro, lave-o na sombra. Pois, o local com espuma de sabão pode evaporar rapidamente e manchar a pintura.
Em locais de praia, a maresia – água, sal e vento – também é inimiga número 1 das latarias. Ela oxida o metal externo, deixando um aspecto feio no carro. Então, se for para lugares com mar, lave bem o carro quando sair.
As borrachas externas – principalmente das portas, vidros e para-brisa – sofrem com a perda de vulcanização por conta do sol. Ou seja, ficam ressecadas e perdem a cola. Para evitar esse problema, mantenha-as limpas e passe uma camada de silicone, quando possível.
Cuidar do carro nos dias quentes é uma tarefa simples, porém, no menor sinal de algo está errado no motor, na bateria ou em qualquer parte do sistema de funcionamento, vá até uma concessionária e busque um técnico automotivo qualificado. Assim você evita futuros grandes problemas!