Culpa, frustração, tristeza, sentimento de impotência, medo e insegurança. Quem tem filhos provavelmente já experimentou alguma destas emoções. Pode ser pelo excesso de trabalho, pela falta de tempo ou consequência da inabilidade, quando tais sentimentos se somam à constatação de que o tempo passou rápido demais e a conexão ficou prejudicada, pai e mãe podem se sentir fracassados. Apesar da complexidade da experiência que é cuidar, amar e transmitir valores a uma criança e a um adolescente, nunca é tarde para se reinventar e reconectar. E é isso o que mostra o especialista em parentalidade e adoção Mike Berry, no livro Conquiste o coração de seu filho, lançamento da editora Mundo Cristão.
Livro ‘Conquiste o coração de seu filho’, do autor Mike Berry – Divulgação
Pai de oito filhos adotivos, Mike escreve para dois públicos: pais e mães de crianças que estão na fase pré-escolar e nos anos iniciais do ensino fundamental, e para pais e mães de pré-adolescentes e adolescentes. Dentre vários insights, Mark esclarece que o alvo na criação dos filhos não deve ser ganhar discussões ou forçar opiniões, mas sim conquistar o coração dos jovens e dar atenção aos pequenos.
Para simplificar o processo de conquista ou reconquista, Mike traça nove princípios da parentalidade, cujo resultado visa ao fortalecimento dos laços:
- Influencie combinando amor e disciplina: Acredite que você é uma influência na vida de seu filho. Tenha em mente que o propósito de todo pai e de toda mãe é dar amor, estabelecer limites saudáveis e promover educação consistente, em qualquer fase.
- Saiba o que é a grande guinada e acolha-a: A grande guinada refere-se àquele momento em que o filho já não idealiza a figura materna e paterna como na infância. De repente, essa pessoa que antes queria sua atenção exclusiva fica distante e temperamental. É nesse momento que você não pode se afastar ou se fechar. Sem ressentimentos, entenda o processo de crescimento e encontre pontos de conexão.
- Busque outras vozes influentes: Ao passo que cresce e passa a ser influenciado por outras personalidades e pela cultura, ajude seu filho a escolher vozes responsáveis. Amplie a rede de relacionamento dele.
- Use o tempo com sabedoria: A quem ou a que você está dedicando seu tempo? Sim, ele passa rápido. Aproveite os pequenos momentos para gerar afinidade e não espere apenas a grandes ocasiões.
- Mantenha-se comprometido: Passe tempo com seu filho e evite distrações. Crie programas especiais. Aumente o tempo de qualidade.
- Seja consistente: A consistência promoverá confiança, mesmo quando o que você reafirma regularmente não é facilmente aceito e compreendido.
- Ame a despeito de qualquer coisa: Como você reage quando seu filho erra? Ama, passa sermão ou humilha? Você ama incondicionalmente ou deixa seu amor no modo de espera? Seu filho percebe sua afeição a ele.
- Dê atenção ao que é verdadeiro a seu respeito como pai ou mãe: Não caia na armadilha da comparação, prendendo-se na realidade de outros pais e mães ou em algum padrão amplamente difundido. Não permita que comparações tirem sua versatilidade.
- Deixe um legado duradouro: Que história representa o intervalo entre seu nascimento e sua morte? Você serviu de exemplo para seus descendentes? Que tipo de legado deixará quando for embora? Pense nisso.
Essas e outras dicas para que você recupere a proximidade e gere afinidade com seu pequeno ou adolescente estão em Conquiste o coração de seu filho, escrito por Mike Berry.
Ficha técnica
Livro: Conquiste o coração de seu filho
Autor: Mike Berry
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 224
Formato: 14×21
Preço: R$ 35,92
Link de venda: E-commerce MC e Amazon
Sobre o autor:
Mike Berry é o cofundador, junto com sua esposa, Kristin, do premiado blog para pais Confessions of an Adoptive Parent [Confissões de pais adotivos], e do site de apoio e recursos Oasis Community [Comunidade Oásis]. Mike reside em Indianápolis, nos Estados Unidos, com a esposa e os oito filhos.