João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.23ºC
IBOVESPA 133747.69
Euro 6.0799
Dólar 5.4605
Peso 0.0057
Yuan 0.7729
A castração do seu gatinho é necessária?
25/11/2022 / 10:21
Compartilhe:

Se você acaba de se tornar dono do seu primeiro gatinho, certamente diversas dúvidas sobre o cuidado dele estão pairando sobre você. Uma delas, provavelmente, é sobre a castração do felino. 

Nesse artigo, falaremos mais sobre a castração, cuidados pós-cirurgia, prevenção de doenças, ração para gatos castrados, entre muitas outras dicas para ajudar nesse momento tão especial na sua vida: se tornar pai/mãe de pet!

Castrar o meu bichinho é realmente necessário?

Quando o assunto é castração, sabemos que muitos donos acabam se apegando ao medo de que seus bichinhos serão machucados, e talvez não se lembrem dos benefícios que esse processo traz para seus bichinhos. Por isso, separamos alguns benefícios do procedimento para o seu pet. 

Afinal, quais os reais benefícios da castração?

São diversos! Dentre os benefícios trazidos pela castração, lista-se a prevenção de doenças graves. Como a remoção dos órgãos reprodutivos resulta no regulamento dos hormônios animais, acabam por ser evitados problemas como:

  • Infecção urinária;
  • Câncer de mama;
  • Hiperplasia mamária benigna;
  • Redução da contaminação por FIV (HIV felino);
  • Esporotricose; entre outras.

Você sabia que até mesmo a expectativa de vida dos gatinhos castrados chega a dobrar em comparação aos não castrados?

Esses dados foram divulgados pelas pesquisas da Banfield Pet Hospital (State of Pet Health) em 2013, que avaliou que fêmeas castradas tendem a viver cerca de 13 anos, enquanto que as que não passaram por essa cirurgia, chegam somente aos nove. Para os machos, os números vão de 11 anos para os castrados, enquanto apenas sete para os não operados.

Não podemos deixar de lembrar também das mudanças de comportamentos dos pets ao passarem pela castração. 

Como a remoção dos órgãos reprodutores, a chamada “agitação sexual” dos gatos cai drasticamente. Com isso, nos machos, é notável uma redução das brigas e disputas de território. Já nas fêmeas, é perceptível que a natureza delas fica mais calma e dócil.

Além dos diversos benefícios trazidos à saúde dos animais, também deve-se lembrar do controle populacional de gatos errantes. A Organização Mundial da Saúde estima que, no Brasil, existam cerca de 10 milhões de gatos abandonados pelas ruas. 

Essa diminuição do crescimento da população felina abandonada também reduz a transmissão de doenças entre os animais e para os seres humanos.

E o pós-operatório da castração, é difícil?

Os cuidados pós-cirurgia dos gatinhos são de extrema importância, pois apesar da castração ser um processo rápido – que pode durar cerca de 15 minutos para os machos – estamos falando de um procedimento que envolve uso de medicamentos, anestésicos, pontos e cicatrização.

Entretanto, esse período pós-operatório nos bichinhos costuma ser simples e fácil se feito corretamente. Algumas medidas podem auxiliar na recuperação, como o uso de colares elisabetanos ou até mesmo roupas cirúrgicas. Desse modo, os gatos não sofrerão o risco de morder e arrancar os pontos antes do tempo recomendado.

E quando eu devo castrar o meu gatinho?

A recomendação de alguns profissionais veterinários é de que a castração seja realizada antes do primeiro cio. Entretanto, também indica-se que o procedimento seja realizado entre seis e oito meses de idade, ou seja, logo após o primeiro cio. Após essa idade, as fêmeas já atingiram a chamada maturidade sexual e seus corpos já tiveram o primeiro contato hormonal.

Costuma-se dizer que o melhor período para castração depende do estilo de vida do seu pet e também da opinião do veterinário que o acompanha.

Alimentação: o maior benefício para gatos castrados

Uma ração para gatos castrados faz total diferença no processo de recuperação do animal e traz diversas vantagens para a saúde dos bichanos.

Como a castração faz com que os gatos fiquem mais tranquilos e sedentários, seguir uma dieta com ração especializada faz com que o bichinho mantenha o peso ideal, além de manter o bom funcionamento do organismo do animal.

Na prática, é importante citar que uma ração para gatos castrados tem menores índices calóricos e de gorduras, enquanto possui uma porcentagem muito maior de fibras e proteínas animais, que auxiliam na digestibilidade e evitam a tão comum constipação dos bichinhos.

Gostou das dicas? Então, não se esqueça também de conferir nossos demais artigos sobre o tema e de compartilhar com os papais de pets de primeira viagem!