João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.4ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5239
Dólar 5.1051
Peso 0.0058
Yuan 0.7058
A jornada de Steve Jobs: um legado que continua a inspirar
08/10/2023 / 16:00
Compartilhe:

Impossível falar de inovação sem lembrá-lo. Quase impossível usar tecnologias, devices sem algo tenha se inspirado nele. Na última quinta-feira, dia 5, foi dia de lembrar do gênio inquieto, inspirador, desafiador e louco Steve Jobs, que nos deixou há exatos 12 anos. O mundo  perdeu, naquele dia 5 de outubro de 2011, um ícone da tecnologia, um visionário, e um líder inigualável. Steve Jobs faleceu com 56 anos, 56 anos de contribuição para o mundo. Mais do que um grande empresário, Jobs foi capaz de ampliar o alcance da humanidade, por meio de suas invenções e sua paixão incansável pela inovação.

Dono de mais de 900 patentes, Jobs era um mestre da criatividade e do perfeccionismo. Seus produtos e serviços, incluindo o Mac, iPod, iPhone e iPad, revolucionaram a forma como vivemos, independentemente de quem somos ou de onde viemos. Em suas criações, ele incorporou o espírito de “pensar diferente” (think different) , um mantra que nos inspira até hoje.

Apesar de não termos tido o privilégio de apertar a mão de Jobs, suas palavras e suas inovações nos fazem sentir como se o conhecêssemos pessoalmente e sua filosofia de vida ressoa profundamente em todos nós. Nas palavras dele e em tradução livre: “Há muitas maneiras de ser, como pessoa. E algumas pessoas expressam seu profundo apreço de diferentes maneiras. Mas acredito que uma das maneiras pelas quais as pessoas expressam seu apreço ao resto da humanidade é fazer algo maravilhoso e divulgá-lo. Você nunca conhece as pessoas. Você nunca aperta a mão deles. Você nunca ouve a história deles ou conta a sua. Mas de alguma forma, no ato de fazer algo com muito carinho e amor, algo é transmitido ali. E é uma forma de expressar ao resto da nossa espécie o nosso profundo apreço. Portanto, precisamos ser fiéis a quem somos e lembrar o que é realmente importante para nós.” (Steve Jobs, 2007)

A história de Steve Jobs é um conto de perseverança e superação. Nascido de pais biológicos de origem síria, ele foi colocado para adoção e criado por Paul e Clara Jobs em Palo Alto, Califórnia. Desde cedo, Jobs demonstrou um espírito empreendedor, trabalhando com seu pai na reforma de carros usados. Esse desejo de inovação o levou a fundar a Apple, uma das empresas mais valiosas do mundo hoje, avaliada em US$ 2,7 trilhões.

Jobs era mais do que apenas um mestre da tecnologia; ele era um líder carismático e inspirador. Sua missão de tornar a tecnologia acessível a todos, com o objetivo de melhorar o mundo, ressoa em seu famoso discurso de formatura na Universidade de Stanford. Lá, ele compartilhou lições preciosas sobre a importância de seguir sua paixão e permanecer faminto por conhecimento.

O legado de Jobs vai além dos produtos e tecnologias que ele criou. Deixou também curiosidades interessantes sobre sua jornada e a Apple. O “i” no iPhone originalmente significava “internet”, destacando sua visão de um mundo conectado. O nome “Apple” foi inspirado na fruta que Jobs adorava e o logotipo original da Apple apresentava Isaac Newton sob uma macieira.

Mas a história da Apple começou com a venda de “caixas azuis” que permitiam ligações de longa distância gratuitas e, pouco a pouco, Steve Jobs revolucionou a tecnologia. Talvez seu maior legado tenha sido nos ensinar a importância de fazer o que amamos e a abraçar a diferença, mostrando que todos nós somos capazes de criar algo incrível e que a inovação está ao alcance de todos. Para ilustrar essa parte dos ensinamentos de Jobs, vale a pena assistir um dos filmes publicitários mais emblemáticos da Apple, o Here’s to the Crazy Ones (Aqui estão os loucos) neste link.

Portanto, nada melhor que celebrarmos a memória de Steve Jobs inspirando-nos na

principal mensagem dele: pensar diferente, buscar a excelência e acreditar que podemos mudar o mundo com paixão e inovação. Como ele mesmo disse: “Your work is going to fill a large part of your life, and the only way to be truly satisfied is to do what you believe is great work. And the only way to do great work is to love what you do.” (Seu trabalho vai ocupar uma grande parte de sua vida, e a única maneira de ficar verdadeiramente satisfeito é fazer o que você acredita que é um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz).