João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 30.18ºC
IBOVESPA 126547.26
Euro 5.8964
Dólar 5.4549
Peso 0.0059
Yuan 0.7502
A Revolução das Fintechs: Como o Crescimento Exponencial Está Mudando o Mercado Financeiro
01/02/2023 / 20:30
Compartilhe:

O mercado financeiro está passando por uma grande transformação, agora que bancos e instituições consolidadas dividem o cenário com fintechs, startups tecnológicas que oferecem serviços financeiros.

Com o crescimento exponencial dessas empresas, o universo bancário e a forma como as pessoas lidam com o dinheiro acaba mudando e se redefinindo. Nesse sentido, é importante conseguir analisar quais são os novos caminhos e oportunidades que estão começando a surgir. Afinal, a inovação é uma das grandes bases para o bom funcionamento de um empreendimento.

A ascensão das contas digitais

A conta digital tornou-se uma alternativa atraente à tradicional conta corrente. Com processos simplificados e sem a necessidade de visitar uma agência física, milhões de brasileiros têm optado por estas soluções.

De acordo com um estudo da FEBRABAN, só em 2021, o número de contas correntes abertas via mobile banking e internet banking atingiu a marca de 10,8 milhões, um aumento de 66% em relação ao ano anterior.

Contas corrente vs. contas digitais

A conta corrente, por muito tempo, foi a principal forma de movimentação financeira para a maioria das pessoas. No entanto, com a ascensão dos bancos digitais, a conta digital tornou-se uma alternativa atraente para muitos.

Uma das principais vantagens desse tipo de conta é a ausência ou redução significativa de tarifas bancárias. Enquanto os bancos tradicionais cobram taxas por diversos serviços, muitos bancos digitais oferecem isenção de tarifas para a maioria das operações.

Além disso, a conta digital proporciona uma experiência mais ágil e intuitiva. Com apenas alguns cliques, é possível realizar transferências, pagamentos e até mesmo investimentos. Esta facilidade tem atraído um número crescente de usuários, especialmente a geração mais jovem, que busca soluções práticas e eficientes.

Qual o impacto das fintechs no mercado financeiro?

As fintechs estão redefinindo o mercado financeiro em vários aspectos. Primeiramente, elas estão democratizando o acesso a serviços financeiros. Já que antes, muitos deles, como empréstimos e contas internacionais, eram restritos a um grupo seleto de clientes. Agora, esses serviços estão ao alcance de todos.

Outro impacto significativo é a competição. A pressão por inovação e eficiência, como já citado, nunca foi tão grande. O novo cenário exige que bancos mais tradicionais se reinventem para não correr o risco de ficarem para trás.

O futuro do mercado financeiro

O crescimento exponencial das fintechs sugere que elas vieram para ficar. A tendência é que o mercado financeiro se torne cada vez mais digital e descentralizado, como é possível observar com as novas formas de pagamento online.

Em um futuro predominantemente digital, espera-se que as tarifas bancárias diminuam, e a concorrência entre bancos digitais e tradicionais será ainda mais acirrada. Assim, para sobreviverem, bancos e instituições financeiras precisam estar em constante adaptação. O consumidor, por sua vez, será o maior beneficiado, com mais opções, tarifas mais baixas e serviços mais eficientes.

Por fim, a longo prazo, essa mudança representa um horizonte mais inclusivo, onde todas as pessoas conseguem acessar os serviços bancários que desejam, com maior comodidade, praticidade e, é claro, segurança.