“Perspectivas de Gênero no Sistema de Justiça: Análises de Riscos na Proteção da Mulher” é o tema do Webinário que será promovido na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h30. As inscrições estão abertas para magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual até terça-feira (23). O evento será transmitido pelo canal da Escola Superior da Magistratura (Esma) no YouTube, e é promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, Esma e Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).
Os interessados deverão realizar suas inscrições através do link https://forms.gle/XDx4cuL4pJpdGSZm6. As palestras serão ministradas pela juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Luciana Lopes Rocha, e pela delegada da Polícia Civil do Piauí, Eugênia Monteiro Villa.
De acordo com o juiz da 1ª Vara Mista de Monteiro e coordenador adjunto de EaD da Esma, Nilson Dias, a Recomendação 82 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 16 de novembro de 2020, estabeleceu a diretriz de que a capacitação de magistrados seja orientada com capacitação em direitos fundamentais em perspectiva de gênero.
“Nesse caminho, o TJPB, a Esma e a AMPB realizam agora não só um debate público com a sociedade sobre a proteção da mulher, mas também especialmente promovem a capacitação de integrantes do Poder Judiciário em análise do direito, sob uma perspectiva de gênero com o objetivo sempre precípuo da melhor prestação jurisdicional”, disse o juiz Nilson Dias.