João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.26ºC
IBOVESPA 133730.4
Euro 6.0335
Dólar 5.423
Peso 0.0056
Yuan 0.7672
Adiada votação de projeto de lei que trata de “taxa das blusinhas”
04/06/2024 / 19:11
Compartilhe:
Plenário do Senado — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O plenário do Senado adiou, nesta terça-feira (4), a votação do projeto de lei (PL) que cria o Programa de Mobilidade Verde (Mover). No início da manhã, o relator da matéria, Rodrigo Cunha (Podemos-AL), anunciou a retirada do trecho que tratava sobre taxação de compras internacionais.

A votação, agora, ficará para quarta-feira (5). Os parlamentares poderão apresentar destaque ao texto de Cunha para alterar o parecer divulgado por ele. Se houver mudanças no PL, a matéria precisará retornar à Câmara dos Deputados.

O projeto de lei em análise cria o programa de Mobilidade Verde (Mover), que trata de incentivos à indústria automotiva. O dispositivo que trata da taxação de importações até US$ 50 é considerado um “jabuti” entre os parlamentares — quando trechos estranhos ao texto original são incluídos em uma proposta.

Leia também: Shein diz que taxação é “retrocesso” e que preços vão subir

Na semana passada, a cúpula da Câmara havia fechado um acordo com o Palácio do Planalto para prever que o projeto estabeleça uma alíquota de cobrança de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. Atualmente, importações nessa faixa de preço são isentas de impostos.

No relatório lido no plenário do Senado, Cunha afirmou que o tema das importações “não guarda relação com o programa Mover”. “Entendemos que a tributação na forma sugerida vai na contramão dos regimes existentes em outros países”, pontuou Cunha no parecer.

Após pedido de líderes do governo e da oposição, o plenário do Senado decidiu adiar a votação para quarta. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou uma reunião de líderes partidários para tratar do texto no início da noite desta quarta.

*Informações CNN