A candidata ao governo da Paraíba, Adjany Simplicio (PSOL) participou de debates com a comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta segunda-feira (29), em Campina Grande. Na ocasião, Adjany defendeu a retomada da Lei da Autonomia, atualização salarial e diálogo com a educação básica.
“A UEPB cresceu e precisa ter um orçamento digno com o tamanho que tem”, disse a psolista, argumentando que a Universidade Estadual da Paraíba é um poderoso instrumento de pesquisa, extensão e produção acadêmica. Ela propõe que a instituição dialogue com a educação básica: “É preciso discutir propostas da educação básica e ensino médio, para que possamos colocar como um horizonte possível da juventude alcançar o nível universitário”.
Outro ponto defendido pela candidata é a atualização salarial, congelado desde 2016, e a retomada das progressões horizontais e verticais. Adjany, que é professora da rede básica de João Pessoa e fez sua graduação em uma universidade estadual, propõe que sejam construídas residências universitárias na UEPB, bem como restaurantes populares nas cidades com campi da Universidade Estadual. Para ela, são medidas para dar assistência tanto ao corpo discente como à própria comunidade acadêmica, com o objetivo de promover a segurança alimentar.
“Nós do PSOL temos esse entendimento de que a educação não é a salvação, mas é um instrumento para a construção da cidadania e da autonomia. E que, se a gente consegue hoje, na Paraíba ter uma Universidade Estadual que produz conhecimento, esse conhecimento pode ser compartilhado com a nossa comunidade, com a sociedade paraibana. A educação é um processo que pode transformar a sociedade e a gente tem esse compromisso”, defendeu.