A professora Adjany Simplicio, candidata ao governo da Paraíba pelo PSOL, assinou nesta terça-feira (20) a Carta Compromisso apresentada pela Defensoria Pública do Estado com propostas a serem incluídas no seu plano de governo, caso saia vitoriosa nas eleições deste ano. Ela é a segunda convidada a participar da Roda de Diálogo promovida pela DPE com os candidatos ao governo do estado. O primeiro foi o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Durante o evento, membros da DPE e servidores da instituição puderam perguntar sobre o plano de governo da candidata e sugerir políticas nas áreas de atuação da Defensoria, como ações em defesa da criança e do adolescente; proteção a mulheres em situação de violência; ampliação da assistência psiquiátrica; a situação da mulher idosa e políticas voltadas à população em situação de rua.
“Essa é uma oportunidade realmente importante de conhecer como funciona a estrutura da Defensoria Pública e como ela está se apresentando tanto para o servidor, como para a população. É uma descrição muito realista dos gargalos que vêm sendo apresentados pelo setor e da responsabilidade da candidata ao Governo do Estado de estar assumindo esse compromisso para que a população tenha acesso à luta por direitos e consiga acessar a Justiça”, avaliou a candidata, comprometendo-se a se aproximar o máximo possível dos pontos abordados no documento.
O defensor público-geral Ricardo Barros apresentou alguns dados relacionados à instituição, como a realização de 60 dos 78 júris realizados no mês passado no estado; a participação da Defensoria em aproximadamente 90% dos processos criminais que tramitam no TJPB; e a presença da DPE em 70% das comarcas do estado.
“A estruturação do quadro de servidores, o redimensionamento do orçamento e a garantia de recursos para a nomeação dos concursados precisam estar no plano de governo de todos os candidatos, pois comprometer-se com a Defensoria é comprometer-se com as pessoas desse estado que mais precisam”, afirmou o DPG.