
Um adolescente de 14 anos, natural de Santana dos Garrotes, no Sertão da Paraíba, fez história ao receber o primeiro transplante cardíaco pediátrico da rede estadual do estado. O procedimento ocorreu na última sexta-feira (21) no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, sob a gestão da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).
O coração doado veio de um jovem de 30 anos que estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande. Além do coração, também foram doados rins, fígado e córneas, que beneficiarão pacientes na Paraíba, Pernambuco e Bahia. O adolescente, que é acompanhado pelo serviço desde os 13 anos, tem displasia arritmogênica do ventrículo direito, uma condição genética que provoca infiltração de gordura no músculo cardíaco, resultando em arritmias e insuficiência cardíaca.
A cardiologista Roberta Barreto, da equipe de transplantes, destacou a gravidade do caso. “Ele nasceu com essa doença e, no ano passado, precisou de um cardiodesfibrilador devido à arritmia. Sabíamos que o transplante seria necessário em algum momento”, afirmou.
O paciente foi incluído na lista de espera em 14 de novembro e, devido à urgência, foi transportado para João Pessoa pelo Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba (Grame) em uma aeronave do Corpo de Bombeiros. A captação do órgão também contou com deslocamento aéreo, utilizando o helicóptero Acauã, em uma operação que marcou uma nova parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Segurança e Defesa Social.