Uma adolescente de 17 anos morreu após ser sofrer com complicações durante o parto realizado com o uso de fórceps no Hospital na cidade de Itabaiana, na última segunda-feira (24). Ela acabou falecendo na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa.
Segundo o relato da família da vítima, que mora na zona rural de Pedras de Fogo, a jovem entrou em trabalho de parto e foi procurar atendimentos nas maternidades da capital paraibana. Como ela não conseguiu, ela procurou o Hospital Distrital José de Souza Maciel, em Pedras de Fogo. Lá tentaram o parto normal, mas como a gestante estava em uma condição bem fragilizada, a encaminharam para o Hospital Regional de Itabaiana, que faz parte da Rede Estadual.
Na cidade de Itabaiana, realizaram o parto com o fórceps. Apesar do bebê ter nascido saudável, a adolescente teve hemorragia e foi transferida para a Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Ela foi intubada, mas não acabou resistindo e faleceu na unidade hospitalar.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou uma nota informando que o caso está sendo apurado pela Câmara Técnica Estadual de Investigação de Óbitos Maternos.
De acordo com a nota da SES, a utilização do fórceps foi necessária “diante de sinais de sofrimento fetal e exaustão” e que “a possível utilização do fórceps, nesse caso, encontra respaldo nas indicações clínicas estabelecidas pela literatura científica, sendo uma alternativa segura e recomendada quando o risco de cesariana se mostra maior nas condições clínicas apresentadas”.