A advogada Maria Cristina Paiva Santiago (Kiu) foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para vaga de juíza eleitoral, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta desta terça-feira (20.12).
Escolhida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a lista tríplice havia sido definida em março deste ano e enviada ao presidente com aprovação do TRE-PB. Dezessete nomes de advogados estavam na disputa. Kiu obteve 14 votos e integrou a lista tríplice com os advogados Felipe Souto (14 votos) e Hermano Gadelha de Sá (11 votos).
A vaga é em virtude do término do segundo biênio do juiz membro Arthur Monteiro Lins Fialho, que se encerrou em outubro deste ano.
Maria Cristina Paiva Santiago é advogada desde 1992, professora do Centro Universitário de João Pessoa e Doutora em Direito Civil. Além de ter ocupado a presidência do IBDFAM na Paraíba, em 2021, Kiu foi a primeira mulher a disputar a eleição da OAB Paraíba, em 2021, ficando em segundo lugar.
Depois de 37 anos, a vaga titular de jurista do TRE/PB volta a ser ocupada por uma mulher advogada. A última foi Maria do Livramento Bezerra que a vaga entre novembro de 83 e novembro de 85.
F5 com Jornal da Paraíba