O advogado criminalista Romulo Palitot registrou nesta quinta, 18, sua inscrição para concorrer à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional da OAB.
Durante a inscrição, Romulo Palitot se mostrou confiante em colocar seu nome para escolha da categoria e lembrou da trajetória na profissão. “Tenho 29 anos de advocacia, sempre atuando em favor dos colegas advogados, na busca por respeito pelas nossas prerrogativas e contribuindo para uma advocacia cada vez mais livre e plural. Agora, me sinto pronto para continuar essa luta e representar minha categoria no Tribunal de Justiça”, disse ele.
Como advogado, Romulo Palitot sempre pautou suas ações pela humanidade e acolhimento, seja na troca de experiências com colegas profissionais, ou indo em busca de melhorias para a categoria. Agora, como concorrente à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional, Palitot quer ser o representante das pautas dos advogados no Tribunal de Justiça.
Ainda no ato da inscrição, Romulo afirmou ser favorável à proposta da paridade de gênero na lista sêxtupla. “A mulher advogada representa quase cinquenta porcento do número de profissionais na Paraíba e a paridade representa a valorização das colegas advogadas”.
Romulo Palitot começou na profissão em 1995 e sempre atuou como advogado criminalista. Atualmente, é Presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba e foi Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo, de onde pediu exoneração recentemente para disputar a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. É mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de Valência, na Espanha. Atua como professor nos cursos de graduação e pós-graduação de Direito na UFPB e professor da graduação e mestrado do UNIPÊ.