João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 30.9ºC
Patos 34.86ºC
IBOVESPA 144538.21
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
AeC lança o projeto TRANSformando para viabilizar regularização de nome social e ampliar inclusão de pessoas trans
22/10/2025 / 14:56
Compartilhe:
Ally Serafim, colaborador AeC – Foto Divulgação

Na AeC, empresa líder na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados e uma das maiores empregadoras do país com mais de 54 mil colaboradores, a diversidade não é apenas palavra de ordem: é diretriz de gestão – a empresa foi a primeira do Brasil a conquistar a certificação ISO 30415:2021 (“Gestão de Recursos Humanos – Diversidade e Inclusão”) pela certificadora RINA. 

Foi nesse cenário que surgiu o “TRANSformando AeC”, projeto interno da AeC que será disponibilizada para os colaboradores que desejarem iniciar ou concluir processos de mudança de nome e/ou gênero em seus registros civis, em articulação entre as áreas jurídica e de Pessoas da empresa e consultores externos.

Apesar de já adotar a política do Nome Social na empresa (aquele que é somente utilizado pela pessoa trans ou incluído no RG), a empresa fez um levantamento dos custos individuais necessários para a retificação oficial, além de todo o processo de documentação necessária e qual seria a importância de um acompanhamento jurídico em determinados casos. Neste sentido, foi possível identificar a necessidade de prestar este auxílio aos colaboradores, uma vez que somados todos os passos para a retificação, a AeC identificou que este seria um projeto de extrema importância para promover ainda mais acolhimento, respeito e principalmente cidadania àqueles que por inúmeras questões não conseguem finalizar a retificação.

A primeira pessoa beneficiária dessa iniciativa é Ally Serafim Farias, colaborador da AeC e pessoa trans não binária, que se inscreveu no programa “AeC Sonha com Você” (programa interno da companhia de realização de sonhos dos colaboradores) com um sonho emblemático: “Tornar realidade a minha regularização de nome social e caminhar para o reconhecimento pleno da minha identidade também no mundo do trabalho”, nas palavras do próprio Serafim.

Ally conta que há anos sonhava com essa regularização: “Quando soube que meu pedido tinha sido selecionado na unidade de Mossoró (RN), a reação foi pura euforia, fiquei em choque e até agora sigo com uma mistura de incredulidade e alegria.  Ver meu nome social reconhecido oficialmente, nos documentos, na empresa, é algo que muda a vida: renovar RG, crachá, e-mail — sim, é cansativo, mas me sinto libertado, inserido plenamente”, completa.

Ally também destaca o nível de apoio recebido da empresa: “Tentei por dois anos fazer a retificação dos meus documentos, mas só encontrei dificuldades, até mesmo no cartório. Então, ter assistência jurídica e financeira da AeC me deixou sem palavras. Sou prova de que a empresa não atua apenas contratando diversidade, mas cria um ambiente para tornar visível a pessoa que eu sou, e isso é lindo. Quero sair contando pra todo mundo: ‘Meu sonho inspirou um projeto como esse — qual outra empresa vai fazer isso?”, comemora Serafim.

O sonho de Ally foi atendido, como ele conta, mas a AeC, que tem mais de 2.700 colaboradores trans e/ou não binários (de acordo com o último censo aplicado pela empresa) entre seus 54 mil colaboradores, ampliou o alcance: o  TRANSformando AeC veio para dar suporte jurídico, administrativo e humano.

Para o vice-presidente de Pessoas e Serviços Corporativos da AeC, Alexandre Faria, a iniciativa representa mais do que um projeto corporativo — é um posicionamento que reflete valores da organização: “Na AeC, acreditamos que cada pessoa traz o seu potencial completo para o ambiente de trabalho quando é respeitada em sua totalidade. A certificação ISO 30415 nos legitima, mas são ações concretas como o projetoTRANSformando AeC que validam esse compromisso. Estamos aqui para acompanhar e viabilizar trajetórias de vida e carreira, sem distinção, promovendo respeito e oportunidade para todos.”

O projeto envolve, entre outras frentes: suporte jurídico para adaptação de documentos internos e externos, mentoria com colaboradores e parceiros que vivem trajetórias semelhantes, sensibilização de líderes para acolhimento e atualização de processos de RH para garantir que nome social, pronomes e identidade sejam plenamente reconhecidos e utilizados nos sistemas da companhia.

Segundo o advogado Marcelo Gallego, advogado especialista em direitos LGBTQIAPN+ e consultor jurídico que apoia a AeC nesta iniciativa, foram adotadas as melhores práticas de governança social (ESG): “O projeto TRANSformando AeC representa um grande passo da companhia na agenda de diversidade, equidade, inclusão e pertencimento, pois promove um ambiente laboral mais acolhedor, inclusivo, respeitoso e seguro a seus colaboradores”.

Ele também ressalta que reconhecer o nome social e a identidade de gênero no ambiente corporativo não é apenas questão de respeito: “Trata-se de segurança jurídica, de conformidade e de atração e retenção de talentos. A AeC demonstrou que vai além do discurso, criando um mecanismo efetivo para que este reconhecimento ocorra na prática.”

Segundo Marcelo, o projeto TRANSformando AeCrepresenta um investimento sério na dignidade da pessoa que colabora com a empresa, fortalecendo o ambiente e resgatando a cidadania de quem está inserido no mundo do trabalho e busca reconhecimento pleno.” Ele complementa dizendo: O que torna a AeC uma das pioneiras nesse tipo de iniciativa não é apenas fazer uma ação pontual — o que várias empresas já fazem —, mas instituir essa regularização de nome social, gênero ou nome de uso como política formal da empresa, com acompanhamento, governança e cobertura total. Não se trata apenas de uma ação facilitadora; trata-se de uma estrutura que transforma o projeto em norma, e isso faz toda a diferença.”

O que é preciso para participar do TRANSformando AeC

O TRANSformando AeC exige os requisitos mínimos que a empresa já utiliza em seus programas e projetos internos, com observância a itens como comportamento, cumprimento das regras internas da empresa, meritocracia, entre outros.

A participação é voluntária e a inscrição para o projeto é feita diretamente pelo colaborador interessado, em uma ferramenta interna da companhia, garantindo todo o sigilo necessário.

Uma vez implementado o projeto TRANSformando AeC, os colaboradores apoiados pelo benefício passarão a contar com acompanhamento permanente de RH, indicadores de progresso e possibilidade de compartilhar sua história no ambiente da empresa, com vistas a inspirar outros colaboradores. “Meu sonho era simples: ver meu nome social em todos os meus documentos. Como CPF e certidão de nascimento. A AeC transformou esse sonho em realidade”, ressalta Ally Serafim, o primeiro beneficiado do recém-lançado programa.

TRANSformando AeC representa a ampliação do papel da AeC como empresa que contrata talentos diversos, mas principalmente atua na estruturação de processos para que toda pessoa, independentemente de gênero, orientação, origem ou identidade, tenha condições reais de crescimento, reconhecimento e pertencimento.

Sobre a AeC 

A AeC está entre as empresas líderes do setor, na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados. Servindo as principais marcas do mercado nacional, recebeu nos dois últimos anos o título de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost and Sullivan. Líder também nas práticas de ESG, recebe há nove anos consecutivos o título de Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°.

Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, desenvolvendo e criando oportunidades para mais de 54 mil colaboradores e conectando milhões de pessoas às suas marcas, serviços e produtos.

Atualmente, a AeC possui 24 unidades distribuídas por 7 estados do país e é certificada pelo instituto Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar do País.

Contato de imprensa

Vanessa Laini

marketing@singroup.com.br

+55 31 98417-9992

Marina Rievers

marinarievers@gmail.com

+55 31 99956-2186 

Fábio Marques

fabiomarquesba@gmail.com

+55 61 8103-7850