João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 24.23ºC
IBOVESPA 128027.59
Euro 5.5279
Dólar 5.1361
Peso 0.0058
Yuan 0.7121
Agência europeia aprova vacina Novavax em meio a advertências sobre ômicron
20/12/2021 / 20:54
Compartilhe:
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) deu sinal verde para a vacina da Novavax, que usa uma tecnologia mais convencional em relação às empregadas pelos outros imunizantes já autorizados, o que poderia reduzir o ceticismo entre os não vacinados.
Após sua aprovação pela EMA, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em Bruxelas esperar que o fármaco “seja um forte incentivo para os não vacinados ou os que ainda não se vacinaram”.
A vacina do laboratório americano é a quinta “recomendada na União Europeia para prevenir a covid-19 entre as pessoas de mais de 18 anos”, destacou a EMA em um comunicado. As outras são as vacinas de BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson&Johnson.
A UE já assinou um contrato para a compra de até 200 milhões de doses da vacina, de duas doses.
A Novavax afirma que sua vacina contra a covid-19 apresentou uma eficácia de 90,4% em um vasto estudo na América do Norte, mas reconheceu que ainda está “testando” sua eficácia contra a variante ômicron e que trabalha em uma versão específica contra a cepa.
Todas as vacinas ensinam o sistema imunológico do corpo a atacar o coronavírus, mas o fazem de diferentes formas.
A chamada tecnologia de subunidades de proteínas da Novavax já foi testada e utilizada durante décadas para vacinar humanos contra doenças como a hepatite B e a coqueluche.
Também tem a vantagem de não precisar ser armazenada em temperaturas muito baixas, o que potencialmente lhe fornece uma vantagem logística em relação a outras vacinas.