A partir do dia 30 desse mês, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que suspeitam ter sido vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial nas agências dos Correios em todo o país. A medida visa facilitar o acesso à informação e à contestação desses descontos, especialmente para aqueles com dificuldade de acesso à tecnologia.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, destacou que o atendimento será exclusivo nas agências dos Correios, uma vez que o INSS não possui a mesma capilaridade para alcançar municípios menores. Para ser atendido, o beneficiário precisa apresentar um documento de identificação. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, um representante legal poderá comparecer munido de procuração, embora sem a possibilidade de alterar dados cadastrais.
Durante o atendimento, será possível verificar se houve descontos, identificar a entidade responsável e confirmar se houve autorização. O processo gera um protocolo com número, data e horário, que poderá ser utilizado em futuras ações.
A iniciativa surge em meio a investigações que apontam a existência de um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS. A “Operação Sem Desconto”, deflagrada em abril de 2025, revelou que entidades associativas descontaram valores sem autorização dos beneficiários, resultando em prejuízos estimados em bilhões de reais.
O INSS reforça que não realiza contatos por WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas para tratar de descontos ou solicitar informações pessoais. Os canais oficiais de comunicação são o aplicativo Meu INSS, o site gov.br/inss e o telefone 135.