João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 26.15ºC
IBOVESPA 138854.6
Euro 6.43087
Dólar 5.4486
Peso 0.00452548
Yuan 0.75820816
AGU avalia com Lula possível judicialização da derrubada do decreto do IOF
26/06/2025 / 17:09
Compartilhe:
Advogado-geral da União, Jorge Messias – Foto: Renato Menezes/Ascom AGU

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quinta-feira (26) que ainda vai conversar com o presidente Luiz Inacio Lula da Silva sobre uma possível judicialização da decisão do Congresso que derrubou o decreto de aumento do IOF.

“Todo advogado precisa estudar o caso antes de adotar qualquer medida. Tem que perguntar a ele [Haddad], ele responde pelos seus atos. Eu trato esse assunto diretamente com o presidente da República e estou aguardando essa avaliação interna”, afirmou Messias.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista à Folha de S.Paulo que levar ao STF a derrubada do decreto sobre o IOF era uma possibilidade que o governo estava estudando.

“Esse é um tema que já está em avaliação interna há algum tempo, mas qualquer decisão sobre judicialização ou não cabe exclusivamente ao advogado-geral da União um diálogo com o presidente da República”, acrescentou o advogado-geral da União.

Jorge Messias participou de uma sessão extraordinária sobre a Reforma Tributária realizada na manhã desta quinta, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

O evento na capital paulista foi realizado pela Câmara de Promoção de Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios – Sejan, um colegiado criado pela AGU para identificar situações de incerteza jurídica e propor soluções que incentivem os investimentos no país.

Em nota, a AGU reforçou que ainda não há qualquer decisão tomada no sentido de judicialização.

“Todas as questões jurídicas serão abordadas tecnicamente pela AGU, após oitiva da equipe econômica. A comunicação sobre os eventuais desdobramentos jurídicos do caso será feita exclusivamente pelo próprio advogado-geral, no momento apropriado”.

Com informações da CNN