O nome do deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) tem aparecido como um dos favoritos para assumir a liderança do governo na Câmara dos Deputados ou no Congresso Nacional. A informação é das jornalistas Elisa Clavery e Marina Franceschini, do canal Globonews.
Um dos principais motivos é o fato de que integrantes do bloco chamado de Centrão e do Governo Lula têm dialogado sobre a possibilidade do líder ser alguém de fora do Partido dos Trabalhadores (PT) o que, segundo eles, pode facilitar o diálogo entre as casas legislativas e o Palácio do Planalto.
Hoje, os três líderes são nomes petistas: o deputado José Guimarães (PT-CE), na Câmara; o senador Jaques Wagner (PT-BA), no Senado; e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), no Congresso.
No passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro precisou fazer um movimento parecido: tirou da função a então deputada Joice Hasselman (à época do PSL) e colocou o senador Eduardo Gomes (hoje PL, mas à época MDB). Na ocasião, Bolsonaro tinha mais dificuldades de articulação no Senado.
Em mandatos anteriores do presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, nomes do Centrão também já ocuparam a liderança do governo, como o do ex-senador Romero Jucá (MDB-RR).