João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.2ºC
IBOVESPA 127844.86
Euro 6.1393
Dólar 5.7815
Peso 0.0058
Yuan 0.7999
Ajuda ao pequeno empreendedor é destaque no Rio Innovation Week
15/11/2022 / 11:27
Compartilhe:

Na última semana, o Rio de Janeiro levou para sua capital um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do país. A Rio Innovation Week é um evento onde é oferecido para seus participantes uma série de palestras e workshops sobre diversos temas, porém todas são focadas em trazer algo inovador.

E este ano não foi diferente. Um dos destaques foi a ajuda que o evento ofereceu ao pequeno empreendedor, através de consultores de todo o país. Mas antes, vamos falar um pouco mais sobre a grandeza deste evento.

Porque o Rio Innovation Week é tão importante?

O Rio Innovation Week foi realizado entre os dias 8 a 11 de Novembro no Píer Mauá e tem como visão acelerar o ecossistema de inovação do Rio de Janeiro. O evento reúne empreendedores, investidores, pesquisadores e representantes do governo para discutir e apresentar soluções inovadoras para os desafios da cidade. 

A edição de 2022 contou com mais de 700 atividades que incluíram palestras, oficinas, rodadas de negócios e apresentações de startups, além de contar com a presença de mais de 200 empresas expositoras. Além disso, o evento também promove a troca de experiências e networking entre os participantes.

Números como esse tendem a reacender a chama para novos negócios, principalmente em tempos onde a crise financeira vem fazendo estragos, ainda mais, depois de um grande período do surto da COVID-19 que assolou o país e o mundo.

Para Fábio Queiroz, um dos organizadores do evento, o grande legado que o Rio Innovation Week pode deixar para as próximas gerações é a busca por procura de novas soluções viáveis de implementação, além de gerar um forte networking e a geração de parcerias.

O evento dá destaque para as startups

O Rio Innovation Week é um evento que visa ajudar as startups em geral. O local oferece uma plataforma para que os empreendedores possam apresentar seus produtos e serviços para um público interessado.

O evento imaginou-se para 2022, tornando-se um fomento para as startups que dão inovação no país. Para isso conta com iniciativas como a Startup Programme, projeto responsável por escolher os melhores projetos que teriam acesso à maior plataforma de negócios do Brasil e da América Latina.

Pense naquele empresa dos seus sonhos? Já imaginou receber uma mentoria direcionada para a sua startup? O quem sabe um vencimento- anjo que irá ajudar para que seu negócio saísse do papel? No Rio Innovation Week a sua ideia poderia ser eleita para que isso se torne realidade.

Para Pedro Amorim, consultor de negócios da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, que esteve presente mentorando algumas empresas, o sucesso está diretamente ligado ao relacionamento de experiências, boas ou ruins. Os empreendedores puderam trocar histórias e conhecimentos, que ajudam o dia a dia do próximo. 

A importância do apoio ao pequeno empreendedor

O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo apoiar o surgimento e o crescimento de novos empreendimentos. Além de contar com a presença de grandes nomes do mercado nacional e internacional, o evento oferece a oportunidade para que os participantes possam interagir e trocar experiências.

Para o pequeno empreendedor, o que o Rio Innovation Week traz de suporte para eles é de suma importância para a sua sobrevivência. Pensando que tudo no mercado para ele é novo, a partir do momento que ele tem a experiência vivida por alguém que já tenha passado por aquela situação, a chance de ele errar será bem menor e claro, os valores serão melhores utilizados. 

Vivemos em uma era onde o “Conhecimento é Rei” e cada nova informação pode facilitar a vida de quem está começando no empreendedorismo. Em um mercado tão competitivo, compartilhar conhecimento não apenas traz facilidade, mas traz novas maneiras de pensar sobre o mesmo produto ou serviço e é a partir daí que começa o processo de inovação para o pequeno empreendedor, tema central do evento.

Quem foi ao Rio Innovation Week gostou do que viu!

Não só do que viu, mas da experiência que pode viver. Afinal, são centenas de empreendedores do país, com os mais variados pontos de vista e conhecimentos, localizados nos mesmos lugares. Isso porque não nos referimos das palestras de 2022, que contaram com nomes como Ana Erthal, Steve Forbes, Fernando Teles, Spike Lee e muito mais…

Maria Pieroni, tem um trabalho administrando contas de influencers digitais e esteve presente nos três dias. Para a comunicadora social, foi impressionante o resultado pois ela pode entender mais de assuntos que complementam o seu trabalho como tecnologia de softwares nas redes sociais, qual a importância de uma agência de marketing de conteúdo em uma empresa, nicho digital e muito mais.  

No geral, o Rio Innovation Week deste ano deixa um gostinho de quero mais para os empreendedores, porém para quem ainda precisa de ajuda para alavancar o seu negócio, as empresas participantes puderam mostrar suas incubadoras, aceleradoras, ou alguma maneira para continuar o processo.

Se você não pode participar deste ano, prepare-se para o próximo, afinal algo inovador estará esperando por você!