Empresa por trás do álbum da Copa do Mundo do Catar 2022, a Editora Panini Brasil Ltda tem até esta sexta-feira (9) para dar explicações ao Procon-SP sobre a venda de kits/combos, álbuns e figurinhas individuais da Copa.
No mês de agosto, 432 reclamações foram recebidas pelo órgão de fiscalização relacionadas a não entrega ou atraso na entrega dos materiais pela editora.
Entre as informações solicitas pelo Procon-SP à Panini estão dados sobre pré-venda, reserva de produtos, venda direta e diferença de prazos de entrega por modalidade de aquisição. A entidade também quer saber a quantidade de itens, individuais ou kits, que foram vendidos até o momento e se é possível rastrear a entrega. Será preciso esclarecer como o consumidor está sendo informado nos casos de atraso.
A Panini terá que informar ainda o preço praticado para cada produto, quantos foram entregues, quantos ainda estão pendentes de entrega e o quantitativo em estoque. E informar canais de atendimento ao consumidor, se há um canal específico para tratar de problemas relativos ao álbum da Copa e quantos atendimentos já foram feitos desde a pré-venda.
Após receber a notificação, a editora afirmou em nota que aumentou o efetivo de pessoas e implementou melhorias, inclusive “aumentando exponencialmente o volume de produção do álbum e das figurinhas” da Copa do Mundo do Catar.
Disse ainda que “estabeleceu diversas parcerias comerciais com os principais varejistas nacionais” para “buscar alternativas de distribuição ao consumidor” e que “tem trabalhado intensamente para sanar todas as solicitações no menor tempo possível e atender os consumidores com qualidade”.
O mundial de futebol começa em 20 de novembro.