São Paulo (Brasil) e Buenos Aires (Argentina), novembro de 2022. O Seminário Internacional de Líderes, organizado por Líderes TV e Mañana Profesional no Pullman São Paulo Ibirapuera, em 23/11, já é um evento oficial do calendário do Brasil e da Argentina. A abertura contou a presença de Luis Maria Kreckler, cônsul geral da Argentina em São Paulo, José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura, Cecilia Luchía-Puig, presidente do Líderes TV e organizadora do seminário, e Jarves Rockenbach, gerente geral do Pullman São Paulo Ibirapuera. Além de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, que destacou a importância e oportunidade para os dois países intensificarem o comércio e o turismo, Reinaldo Salgado, embaixador do Brasil na Argentina, Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, Marta Suplicy, secretária de relações internacionais da Prefeitura de São Paulo, e Julio Serson, secretário de relações internacionais do Estado de São Paulo.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin participou virtualmente desde Brasília (DF) e falou para a audiência virtual e os 140 líderes presenciais, entre diretores e CEO´s de empresas, políticos e diplomatas. “Brasil e Argentina possuem uma relação madura, marcada pela confiança recíproca, por laços geográficos, históricos, econômicos e políticos. A Argentina é o principal sócio do Brasil. Assim, a união bilateral é fundamental para atingirmos os objetivos maiores da política externa brasileira que é o de promoção da integração econômica, política e social da América Latina. Agora as relações Brasil-Argentina entram em outro patamar com o novo governo”, disse Alckmin. Sua afirmação foi clara e gerou uma corrente de perspectivas positivas à região nos próximos anos.
Para Cecilia Luchía-Puig, “este sexto Seminário Internacional de Líderes reuniu grandes nomes do mundo dos negócios. O desafio é fortalecer a troca de serviços e o comércio bilateral de bens e impulsionar as exportações, gerando condições que facilitam o comércio entre os dois países”. “Esta edição presencial pós-pandemia trouxe luz aos procedimentos que deverão ser adotados por empresários para voltarmos a crescer. Em tom otimista, destacou que a boa relação política entre os presidentes Lula e Fernandez poderia marcar um novo patamar nas relações bilaterais”, frisou José Roberto Maluf, Presidente da TV Cultura.
“Será através do desenvolvimento econômico que reduziremos as desigualdades sociais. É nossa busca incessante. As empresas quando buscam se aperfeiçoar, a consequência direta é a geração de emprego e renda, para combater a situação da desigualdade, tão forte e pujante na América do Sul. Eventos como esses fortalecem essa perspectiva”, antecipou Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, durante sua fala no 6º Seminário Internacional de Líderes. Mauro Rial, CFO do Grupo Accor para América Latina, deu um cenário sobre as marcas e a expansão da empresa no Brasil e Argentina.
Dos mais de 3500 participantes virtuais, a maioria dos usuários se conectaram a partir do Brasil (38%), Argentina (28%) e Estados Unidos (com 21%). Aproximadamente 13% do Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Diante do cenário econômico bilateral, as apresentações nos painéis temáticos reforçaram os laços de amizade que unem os dois países nos segmentos: agronegócios, comércio internacional, economia, serviços, indústria, tecnologia, energias renováveis e mudanças climáticas.
Indústria, Tecnologia e Energias Renováveis
No 1º painel “Indústria, Tecnologia e Energias Renováveis”, Alexandre Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Foods, relatou: “temos 12mil colaboradores, muitas marcas, 9 fábricas, 70 anos no brasil, tínhamos que nos transformar”. Recentemente criaram o movimento “PepsiCo Positive” inserindo a sustentabilidade nos processos. “Fizemos uma revolução profunda aplicando uma metodologia com 3 fases: agricultura positiva, cadeia de valor positiva e escolhas positivas”, pontuou Carreteiro.
Marta Lívia Suplicy, presidente do Conselho Feminino da FIESP destacou a importância do espaço na instituição. “Nosso conselho feminino é fundamental. Temos 87 mulheres, CEOs e diretoras, para trazerem suas experiências para fortalecer a governança”, frisou a empresária. Alexandra Camara, falou desde Sharm-El-Shake, Egito, sobre notícias da COP-27 e os problemas que o mundo enfrenta por causa das mudanças climáticas. “Onde está o mundo com as emissões de gases atualmente? Muitos dos compromissos da COP-21 não foram cumpridos?”, indagou a diretora da GENESIS.
Finalizando o painel, Elmano Nigri, presidente da consultoria Arquitetura Humana, foi direto: “falar sobre gente é um grande desafio. As pessoas são os bens mais importantes das organizações. Cuidar, entender e se relacionar com gente é um dos desafios de qualquer líder”.
Economia, Serviços e Expectativas
Roberto Luis Troster, CEO do Troster & Associados, iniciou o 2º painel fazendo uma análise econômica e financeira da Argentina na última década. Além disso, frisou que ambos os países não têm uma visão a longo prazo. Já o representante do setor bancário, Otacílio Magalhães, do Banco Patagonia, disse que “os bancos na Argentina são sólidos, rentáveis e têm oferta de crédito”. Trouxe dados sobre a potencialidade do país vizinho “com uma posição única na transição energética com o lítio, o gás e a produtividade da mão de obra acima da média”. Gabriela Muller, gerente executiva do Grupo Brasil, falou sobre a entidade: “somos a voz dos empresários nas relações bilaterais, o que nos permite sair de quaisquer circunstâncias. Trabalhamos de lá para cá e daqui para lá”.
Em um bate papo com Cecilia Luchía-Puig, desde Doha, no Qatar, Rodolfo D´Onofrio, ex-presidente do River Plate foi enfático: “temos que ter um plano de jogo, um corpo técnico que saiba transmitir aos seus jogadores. No Ríver, tínhamos esta filosofia. O futebol nos representa em todos os cantos. Brasileiros e argentinos devemos deixar a rivalidade somente em campo e aproveitas todas as outras oportunidades conjuntas de desenvolvimento da região”.
Diego Guelar, ex-embaixador argentino nos Estados Unidos, China e Brasil, salientou sobre a nova ordem mundial e a responsabilidade dos dois países em prover alimentos ao mundo, “especialmente de trabalhar para implementar a aliança de livre comércio com o mercado comum europeu, além da retomar as negociações do Mercosul”.
Agronegócios e Comércio Internacional
O último o painel “Agronegócios e Comércio Internacional”reuniu representantes de segmentos importantes. Tirso de Salles Meirelles, presidente do SEBRAE, destacou que “não podemos depender exclusivamente do governo, pois o setor produtivo tem sua lógica. Assim, desenvolver as regiões brasileiras com uma vocação agrícola e trabalhar com outros países do Mercosul para vender ao mundo é vital”. Mariano Perez, do Grupo Newsan, explicou um pouco do DNA da empresa e reforçou que, desde 2011, iniciaram uma aproximação com o setor pesqueiro. “Pensamos a longo prazo e, assim, ampliamos as produções. Hoje, temos 12 fábricas na Argentina para atender os mercados interno e externo”. Atualmente, investem na aquicultura na Patagônia argentina.
Agostinho Turbian, presidente do Global Council of Sales Marketing e participante desde 2017 do seminário, visualizou poucas mudanças nas relações bilaterais. “Temos que levar aos argentinos o recado de que eles devem fazer o dever de casa”. Já Ana Paula Junqueira, da Fundação Ulysses Guimarães, foi taxativa: “acredito na tecnologia junto à agricultura, com o meio ambiente e a sustentabilidade. Se não pensarmos numa nova maneira de fazer, deixaremos o que para as novas gerações?”. Além deles, Paula Santilli, CEO da PepsiCo Latam, participou com uma mensagem finalizando que “todos devem ser sustentáveis nos negócios e para o planeta”.
Michel Temer, ex-presidente do Brasil, fechou o seminário com uma mensagem positiva. “A própria existência do Mercosul é um exemplo da multilateralidade de interesse de todos os países membros. Um dos exemplos conjuntos é o Acordo Mercosul-União Europeia. Temos que incrementar todas as relações. Isso deve ser sempre relembrado, não basta estar somente no papel. Ninguém pode ter dúvida deste relacionamento. As relações são estabelecidas em diversas áreas desde a política, educacional, comercial etc”, fechou Temer.
O 6º Seminário Internacional de Líderes foi patrocinado pela Globant, Swiss Medical, SMS Brasil, Grupo Brasil, FAESP–SP, Newsan Food, Pan American Energy e R1 Soluções Audiovisuais. Contou com o apoio operacional do Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera e com o apoio institucional da Embaixada do Brasil na Argentina, da Embaixada da Argentina no Brasil, Grupo Brasil, Camarbra, CAMBRAS, Unedestinos e Visite São Paulo.
Foram aliados estratégicos: SMS Latinoamérica, Berensztein, Génesis e EGEA KyC Solutions. Media partners: TV Cultura, Revista CARAS, Editorial Perfil, GCSM, The Winners, Jornal do Interior, Malazán Comunicaciones, Radio Positiva FM, UCL Un Canal Latinoamericano, Líderes TV e Editorial Mañana Profesional. A participação presencial é restrita a convidados.
SERVIÇO:
Vídeo completo do Seminário: https://www.youtube.com/watch?v=ohPIkF_r8nk
Sobre Líderes TV
Líderes TV é uma empresa de mídia que atua em quatro plataformas com 35 anos no mercado argentino. Publica a revista de negócios Mañana Profesional e transmite semanalmente o programa Líderes TV, que apresenta reportagens sobre as principais personalidades do mundo corporativo, político e social na América Latina. O ciclo está no ar há 16 anos e já foram realizadas mais de 500 entrevistas com destacados empresários e líderes de diversas áreas. Organiza anualmente o Seminário Internacional de Líderes Argentina-Brasil e múltiplos fóruns temáticos de debate e reflexão que reúnem altos executivos e especialistas de diversos setores, como o Líderes TV Fórum CEOS e Mulheres América Latina. Para mais informações, visite: www.liderestv.com.ar e www.liderestv.com.br