João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.51ºC
IBOVESPA 142271.58
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Inmet alerta para baixa umidade do ar em 70 cidades da Paraíba; veja lista
13/09/2025 / 17:00
Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a baixa umidade do ar em 70 cidades do Sertão da Paraíba, válido até as 10h deste domingo.

Neste sábado (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo para **70 cidades** do Sertão da Paraíba, indicando um **perigo potencial** devido à baixa umidade do ar. O alerta é válido até as 10h deste domingo (14). A umidade relativa do ar na região pode variar entre **20% e 30%**, níveis considerados baixos e que podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente. O Inmet também alertou sobre a possibilidade de **incêndios florestais**.

A previsão do tempo para este sábado, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), é de temperaturas que podem atingir até **36ºC**. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o nível ideal de umidade fique entre **60% e 80%**. Quando a umidade cai para **20% a 30%**, é considerado estado de atenção, e abaixo de **20%**, estado de alerta.

Para enfrentar a baixa umidade, o Inmet sugere que a população beba bastante água e utilize umidificadores de ar, se possível. Além disso, é aconselhável evitar exercícios físicos entre **11h e 17h** e proteger-se do sol para evitar o ressecamento da pele e mucosas. Em caso de emergência, os moradores podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone **193** ou a Defesa Civil pelo **199**.

As cidades afetadas pelo alerta incluem Água Branca, Cajazeiras, Patos, entre outras. A lista completa pode ser consultada no site do Inmet.