23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

ALERTA: Casos de arboviroses crescem na PB e já somam 15 mortes suspeitas

As arboviroses são doenças que podem levar à morte em casos mais graves, se não tratadas corretamente.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (30), o Boletim das Arboviroses nº 11, com dados atualizados sobre os casos prováveis de chicungunya, dengue e zika até a Semana Epidemiológica (SE) nº 46 (26 de novembro). O relatório ressalta um aumento significativo dos casos de arboviroses analisados mensalmente, principalmente de dengue, com o registro de 14.346 casos prováveis até o momento.  Esse total representa um crescimento de mais de 1.100 casos prováveis da doença nas últimas quatro semanas.

Em relação à chikungunya, foram notificados 9.437 casos prováveis em 2021, sendo mais de 640 casos nas últimas quatro semanas. Para a doença aguda pelo vírus zika foram notificados 1.454 casos prováveis em 2021, sendo pelo menos 100 casos contabilizados no último Boletim. Totalizando as três arboviroses, a Paraíba registra mais de 25.000 casos prováveis neste ano.

Leia Também

As arboviroses são doenças que podem levar à morte em casos mais graves, se não tratadas corretamente. No ano de 2021, até a 46ª Semana Epidemiológica, foram testadas pelo Lacen-PB 9.686 amostras de sorologia para chikungunya, das quais 5.777 foram reagentes. Em relação à sorologia para dengue, foram testadas 7.941, sendo que 1.825 testaram reagentes. Para zika, das 6.419 amostras testadas, 2.348 foram reagentes.

A técnica do Núcleo das Arboviroses da SES, Carla Jaciara, destaca a necessidade de ampliar os cuidados que evitam a proliferação do mosquito vetor. “Chamamos a atenção da população para a limpeza de suas residências e demais ambientes que possam acumular água onde o mosquito possa se proliferar. Somente assim alcançaremos a redução de casos em nosso estado”, alerta.

Óbitos

Até a SE 46 de 2021, houve 15 registros de óbitos suspeitos por arboviroses, distribuídos nos municípios de Alcantil (01), Bayeux (01), Cabedelo (01), Conde (01), Desterro (01), João Pessoa (06), Queimadas (01), Sapé (01), Uiraúna (01) e Patos (01). Deste total, 10 foram descartados e 04 confirmados para dengue nos municípios de João Pessoa, Alcantil e Patos. Um caso continua ainda em investigação.

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Pastor da primeira-dama Michelle Bolsonaro declara apoio a Sérgio Queiroz

O pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, recebeu mais um apoio nacional. O pastor da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#