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Algoritmo ajuda restaurantes a aumentar vendas no delivery
17/10/2022 / 08:48
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O Hubster, solução global de gestão e otimização de restaurantes, analisou dezenas de milhares de cardápios para descobrir como os estabelecimentos podem incrementar suas refeições e impulsionar as vendas. Com mais concorrentes sendo adicionados diariamente, torna-se cada vez mais difícil atrair um cliente. Veja o que diz o CEO da Hubster, plataforma que opera em 12 países e no Brasil atende mais de 30 mil restaurantes.

Mercado em expansão

Leonardo Raful, CEO da empresa, conta que, em 2020 (antes da pandemia), eram 30 milhões de pedidos de entrega por mês no Brasil, e hoje são 75 milhões. O hábito se instalou, mas tem muito a aumentar. Em países como Coreia do Sul, que tem menos de 1/4 da população brasileira, o número de pedidos é 40% maior do que aqui. O que mais pesa hoje na linha de custos dos restaurantes brasileiros são os preços de alimentos (até 45%), gastos com pessoal (até 35%) e aluguel (por volta de 30%).

“Por isso os restaurantes precisam rodar bem e com rapidez para atender o máximo de pedidos, conseguir baixar preços e ainda assim tornar essa conta cada vez mais lucrativa”, completa o economista, que foi pioneiro em e-commerce, liderando um dos primeiros grandes marketplaces da América Latina.

Com análise do algoritmo, veja 5 dicas que podem ser facilmente adotadas, apenas com melhor gestão e uso do cardápio.

1-Organize em categorias

As primeiras impressões são muito importantes quando se trata de aplicativos de entrega. É essencial que o cardápio do restaurante seja claro e fácil de navegar. Ao categorizar o cardápio, você ajuda usuários a saber exatamente o que e como pedir. As principais categorias devem ser: pratos principais, acompanhamentos, sobremesas, bebidas e extras. Destacar os itens mais vendidos no topo, pode ajudar os clientes a decidir rapidamente e fazer o pedido. Outras categorias relevantes podem ser opções veganas, sem glúten, cardápio infantil, etc. Não é recomendável ter mais de sete categorias.

2-Certifique-se de que está atualizado

Revise os pratos que você oferece e livre-se daqueles que não são pedidos com frequência. É melhor ter menos, porém melhores opções, do que ter um grande número de itens que não são ideais para se comer em casa. Lembre-se que cardápios muito longos ou desatualizados podem resultar em uma avaliação ruim. Também é importante determinar quais pratos mais pedidos durante os dias da semana, bem como durante eventos importantes, como festas ou eventos esportivos. Pensar estrategicamente sobre como você pode mudar e atualizar seu cardápio ajudará você a se destacar da concorrência.

3-Aumente a média com extras

Conhecer seus clientes e ajudá-los a decidir é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio de pedidos. Para clientes regulares, você pode recomendar os pedidos mais comuns para facilitar a tomada de decisão, por exemplo. Para novos clientes, você pode dar a opção de “leve também estes itens”, no checkout. Isso garante que eles peçam uma refeição mais completa, aumentando o tamanho médio do pedido.

4-Fotos e descrições atraentes

Todos julgamos um cardápio pela capa. Em 2022, os clientes querem saber como será sua comida antes de ser entregue a eles. É essencial ter uma foto que acompanhe cada item em seu cardápio. Além disso, a descrição de cada item também é muito importante. Descrições que deixam os clientes com vontade de experimentar o produto. Certifique-se de que sua descrição é curta e simples, mas também realista e clara.

5-Promoções e presentes

Um grande incentivo é oferecer promoções e ofertas. Além de atrair novos clientes, promoções aumentam as chances de seu negócio aparecer na primeira página de aplicativos de delivery. Melhorar seu ranking no algoritmo pode ter um enorme impacto em suas vendas.

O Hubster foi criado em 2018 e opera em 12 países da América Latina. Surgiu para otimizar o delivery através de soluções em uma única página/interface. Entre as facilidades, estão controlar, operar e crescer a quantidade de entrega dos seus clientes, assim como gerenciar os pedidos e cardápio, alterar preços, marcar um produto como indisponível ou encomenda como pronta, por exemplo. O Hubster fornece também aos restaurantes análises e relatórios personalizados para ajudá-las a melhorar sua operação de delivery. Além disso, possui um painel de controle simples e interativo, que reúne todos os dados em um só lugar. Outra vantagem, é que com o cruzamento de dados, a plataforma ajuda os restaurantes a criarem menus mais pedidos e mostra as tendências de consumo.