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Algoritmo do Instagram: como usar a favor da sua clínica médica
28/11/2022 / 21:46
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Atualmente, criar uma conta no Instagram é fundamental para qualquer clínica médica, dado o tamanho do alcance dessa rede social e a possibilidade de prospectar novos pacientes. Entretanto, para que suas publicações alcancem o maior número de pessoas possíveis, é preciso entender como funciona o algoritmo do Instagram. 

Dessa forma, nesse texto te daremos dicas de como usar o algoritmo do Instagram e fazer com que seu número de seguidores aumente ainda mais.

Quais os benefícios do Instagram para sua clínica médica?

Milhões de pessoas conectadas

O Instagram está entre as mídias mais usadas do mundo, sendo o Brasil um dos países com mais contas registradas. Logo, a probabilidade de atingir seus pacientes por meio de publicações e campanhas de marketing é muito alta. 

Além disso, a plataforma permite que seu público se mantenha conectado o tempo todo com sua clínica, seja por meio de vídeos publicados nos reels, enquetes, sorteios, entre outros.

Anúncios segmentados 

O Instagram permite que você faça anúncios direcionados para seu público-alvo. Em outras palavras, suas campanhas aparecerão apenas para aqueles que possuem interesse em visitar sua clínica médica. Isso faz com que você economize dinheiro e aumente seu ROI (retorno sobre investimento) significativamente.

Interação com seus pacientes

A possibilidade de interagir com seu público é um dos principais benefícios do Instagram. Em síntese, ao criar uma conta na rede social, você vai poder explicar de forma detalhada todos os serviços prestados pelo seu consultório e ainda tirar as dúvidas dos seus pacientes em tempo real.

Você pode fazer isso das seguintes formas: atendimento às solicitações de mensagens que chegam no seu direct (caixa de mensagens) ou então respondendo aos comentários das suas postagens. 

É importante ressaltar que deixar o seu público sem resposta pode impactar negativamente a reputação do seu negócio. Portanto, esteja sempre atento às mensagens que chegam e trate de providenciar o devido retorno.

Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua clínica?

Horário da postagem 

A primeira dica de como usar o algoritmo do Instagram a seu favor, está relacionada ao horário escolhido para realizar as postagens. O Instagram leva em consideração o nível de engajamento das pessoas para determinar a relevância do conteúdo. 

Ou seja, se você fizer uma postagem no momento em que seus pacientes estiverem utilizando a rede, as chances dela ser vista por mais pessoas é maior. Entretanto, para descobrir o melhor horário para fazer as postagens é necessário realizar testes e entender como seu público se comporta. 

Desse modo, coloque em prática diferentes estratégias e veja a que mais se adéqua à área da sua clínica. 

Entenda os gostos dos seus pacientes.

Antes de tudo, procure criar um relacionamento duradouro e sincero com os seus seguidores. Conforme já falamos no tópico anterior, um dos fatores responsáveis por colocar as suas publicações em evidência, está diretamente ligado ao nível de engajamento gerado. 

Por isso, estreite a relação com seus pacientes perguntando o tipo de conteúdo que eles desejam ver nas suas redes sociais e quais são as suas preferências. Além disso, não se esqueça de fazer publicações frequentes, pelo menos 2 vezes por semana.

Crie conteúdos compartilháveis

Sempre que as pessoas compartilham seus conteúdos nos stories ou os enviam via direct para conhecidos, o Instagram vê isso com bons olhos e acaba colocando suas fotos e vídeos em evidência. 

Dessa forma, aborde assuntos relacionados a sua clínica que são interessantes e que ao mesmo tempo instiguem o leitor a querer compartilhá-los no seu próprio feed. Temas que façam seus pacientes pensarem nos seus familiares e amigos ajudam muito nesse tipo de estratégia.

Identidade visual

Em resumo, uma boa identidade visual permite que seus seguidores consigam identificar a sua marca com mais facilidade. Além disso, faz com que sua clínica seja ainda mais competitiva perante a concorrência.

Vídeos e imagens de qualidade

Como se sabe, o Instagram é uma rede social visual, ou seja, vídeos bem produzidos e fotos de alta resolução costumam fazer bastante sucesso. Fora isso, dependendo da qualidade do conteúdo postado, maiores são as chances dele aparecer na aba exploração.

Use os stories 

Por fim, faça com que o algoritmo do Instagram trabalhe para sua clínica utilizando uma das ferramentas mais importantes da plataforma, o story. Através desse recurso, você poderá criar enquetes, fazer perguntas, compartilhar links, repostar publicações e muito mais.

Além disso, a plataforma disponibiliza a aba destaque no seu feed para que você consiga deixar fixado os conteúdos de maior sucesso.

Conclusão

O algoritmo do Instagram tem como principal objetivo oferecer uma experiência mais agradável ao usuário, priorizando conteúdos que realmente lhe interessam. Dessa forma, estude o comportamento do seu público e analise o tipo de conteúdo que mais gera engajamento – sejam fotos, enquetes, publicações nos stories e etc. 

Por último, caso não consiga gerenciar sua conta no Instagram adequadamente devido a falta de tempo, contratar uma agência de marketing médico para cuidar das suas redes sociais pode ser uma excelente ideia.