João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 28.18ºC
IBOVESPA 119263.36
Euro 5.8046
Dólar 5.4176
Peso 0.006
Yuan 0.7466
Alimenta Brasil: programa do governo federal compra produção de agricultores paraibanos financiados pelo BNB
26/06/2023 / 07:10
Compartilhe:

Um grupo de 125 agricultores familiares de Pitimbu (distante 71 km da capital paraibana) passou a vender sua produção para o programa Alimenta Brasil, do governo federal, para abastecer a população em situação de insegurança alimentar no estado. Os itens adquiridos irão abastecer escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais. A maior parte dos agricultores é cliente do Banco do Nordeste (BNB). A estimativa é que cada produtor rural terá a oportunidade de vender até R$ 12 mil em alimentos.

A venda ocorrerá entre as gestões dos municípios de Pitimbu e de João Pessoa. As famílias de agricultores produzem macaxeira, inhame, frutas e tubérculos. Por meio de financiamentos com a linha do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) B, os itens são cultivados e vendidos em mercados e feiras livres.

A regularidade produtiva habilitou os agricultores a participarem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a gerente do banco que atende a região, Maria Izabel Dantas, as famílias realizam empréstimos em média no valor de R$ 6 mil. “Os agricultores terão mais uma oportunidade de venda, seja em parte ou da produção inteira, e isso é uma garantia para que façam novos investimentos em lavouras ou em tecnologias para o campo”, destaca a gerente.