João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 34ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
Alinhador invisível, quais os casos em que você deve usar
28/09/2022 / 21:29
Compartilhe:

Se você quer corrigir o seu sorriso mas a ideia de usar um aparelho ortodôntico te incomoda, saiba que nem tudo está perdido. Afinal de contas, passar anos a fio com os dentes metálicos, precisando fazer a manutenção mensalmente, não será mais um problema.

Isso porque hoje o mercado da ortodontia conta com os alinhadores transparentes, conhecidos por ficarem invisíveis para as outras pessoas – a menos que você conte que está usando! –, a possibilidade de retirar para comer e escovar os dentes, além dos tratamentos rápidos, que duram poucos meses.

Sem contar que é possível fazer o clareamento do sorriso ao mesmo tempo em que alinha os dentes, unindo o útil ao agradável e deixando tudo ainda melhor.

Contudo, se há alguma dúvida para saber se você é um bom candidato para esse tratamento inovador, este artigo é para você. Acompanhe a leitura até o final!

Todos podem usar ou há contraindicações?

Antes de mais nada, é preciso ressaltar a importância de se consultar com um dentista, especializado em odontologia e/ou ortodontia, que irá analisar seu sorriso e solicitar exames, caso seja necessário, para verificar se o alinhador de fato funciona para o seu caso. 

Mas, de forma geral, o aparelho invisível trata casos de alinhamento, espaçamento e mordida, com jornadas personalizadas.

A evolução da tecnologia nessa área ainda possibilitou que até idosos possam aderir ao tratamento, e são poucas as situações em que há contraindicações dos alinhadores, como crianças até uma certa idade, como as que ainda estão em fase de crescimento.

Isso se explica pelo fato de que as placas transparentes têm capacidade de atrapalhar o desenvolvimento correto das bases ósseas, criando hábitos deletérios que podem mudar o padrão de crescimento normal dos dentes.

Indicações dos aparelhos invisíveis

De leves a severos, os principais casos tratados pelos alinhadores invisíveis são:

Apinhamento

Trata-se da falta de espaço na arcada dentária, fazendo com que os dentes fiquem tortos ou mal posicionados, comumente chamados de “encavalados”.

Diastema

É o nome dado para o espaço que fica entre os dentes, causado por desalinhamento ou perda de um ou mais dentes. Um alinhador pode tratar casos leves e moderados.

Sobremordida

Outro nome dado a este caso é “mordida profunda”, e se trata de quando os dentes superiores cobrem totalmente os dentes inferiores, em posição de mordida. Esse tipo de situação pode causar desgaste nos dentes, além de problemas na articulação do maxilar.

Mordida cruzada

Quando alguns dos dentes superiores ficam encaixados para dentro dos superiores, eles causam uma mordida cruzada. Em cenários graves, esse cruzamento pode causar desgaste nos dentes e na gengiva, ocasionando perda óssea e doenças periodontais.

Mordida aberta

Se na posição de mordida os dentes frontais não se tocam, este é um caso de mordida aberta. Ela ocasiona dificuldade na fala, devido a posição da língua, bem como dificuldade na mastigação de determinados alimentos.

Overjet

Se os dentes superiores ficam projetados quando comparados aos inferiores, com a impressão do queixo está para dentro, temos um overjet. Esse caso pode provocar dores nas articulações da mandíbula e impedir que os lábios se fechem.

A SouSmile cuida de todos os tipos de sorriso! Faça já a sua pré-avaliação virtual.