
As ações da Alpargatas, dona da marca Havaianas, registraram queda no pregão da B3 desta segunda-feira (22/12), após uma campanha publicitária estrelada pela atriz Fernanda Torres gerar críticas e pedidos de boicote por parte de apoiadores da direita.
Os papéis da empresa caíram 2,4%, sendo negociados a R$ 11,44, o que resultou em uma perda de cerca de R$ 152 milhões em valor de mercado, segundo dados da consultoria Elos Ayta. No mesmo dia, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, recuou 0,21%.
A reação negativa ganhou força nas redes sociais após a divulgação de um trecho do comercial em que Fernanda Torres afirma não querer que o público comece 2026 “com o pé direito”, mas “com os dois pés”.
“O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”, completa a atriz.
A frase foi interpretada por políticos e influenciadores como uma provocação política.
Entre os críticos estão o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que associaram a mensagem da campanha a uma suposta posição ideológica da marca.
Para o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, a reação do mercado reflete o receio de que um boicote possa impactar o faturamento da empresa, mas a tendência é que o efeito seja passageiro.
“Já vimos isso acontecer outras vezes com empresas que tiveram alguma exposição nesse sentido, e de ambos os lados do espectro político, como Smartfit, Madero, Magazine Luiza, JBS… Para a empresa ser afetada porque se envolveu com alguma polêmica política teria que ser algo muito maior”, avaliou.
Segundo ele, o episódio foi potencializado pelo período de fim de ano, marcado por menor volume de negociações. “Uma notícia negativa nesses momentos causa uma oscilação maior, mas é difícil ver isso se estendendo por muito tempo”, completou.
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