João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 23.4ºC
IBOVESPA 120261.34
Euro 5.8245
Dólar 5.4232
Peso 0.006
Yuan 0.747
ALPB concede título de cidadão paraibano ao infectologista Fernando Chagas
21/09/2021 / 15:09
Compartilhe:

Em reconhecimento ao trabalho na área da saúde, especialmente na prevenção e combate à covid-19, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu o título de “Cidadão Paraibano” ao infectologista Fernando Chagas. A homenagem foi proposta pelo deputado Hervázio Bezerra, que presidiu a sessão solene, na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.

Para o deputado Hervázio, a comenda é um reconhecimento justo ao médico, que tem desempenhado um trabalho relevante no estado. “Eu sou extremamente rigoroso e seletivo com relação a qualquer comenda e, principalmente, com título de cidadania. A minha motivação de apresentar esse título é por tudo que ele tem feito aos paraibanos, de um modo geral, não apenas em João Pessoa. Ele faz um trabalho brilhante no Clementino Fraga, com atuação extremamente relevante na saúde pública do estado, e nada mais jutos que a Assembleia lhe conceder esse título”, defendeu o deputado autor da propositura.

Já o homenageado, Fernando Chagas, recebeu a comenda com emoção e aproveitou para agradecer o reconhecimento. “Provavelmente é a maior honra que já recebi na minha vida. Poder dizer agora que, além de cidadão pernambucano, também sou cidadão da terra de Assis Chateaubriand, de Augusto dos Anjos… De uma terra que me acolheu, onde eu constituí família, amigos e onde, agora, a gente constrói uma história de trabalho e de amor na instituição e no estado que tanto me acolheu. Eu já sou paraibano de coração há muitos anos, mas, agora, oficialmente, paraibano. Quanta honra, quanta honra! Faltam-me palavras para poder externar tamanha honra. Agradeço ao deputado e a todos e todas que votaram a favor da minha cidadania paraibana. Hoje, eu sou só gratidão”, comemorou, emocionado.

Para o deputado Wilson Filho, que também participou da solenidade, o médico infectologista tem desempenhado sua atividade com maestria, “levando o nome do Clementino Fraga para todo o Brasil. Então, o título é bastante necessário, até para que ele possa entender, em nome de todos os pacientes que ele ajudou e sua equipe, a grandiosidade do seu trabalho desempenhado especialmente durante esta pandemia. A Assembleia, em nome do deputado Hervázio, foi muito justa e feliz. Vale ressaltar que o projeto foi aprovado por unanimidade, ou seja, todos os 36 deputados aplaudem o trabalho do doutor Fernando, aplaudem o trabalho do Hospital Clementino”, reforçou Wilson Filho.

Representando o prefeito Cícero Lucena e o governador João Azevedo, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, fez questão de ressaltar a importância da trajetória profissional do médico Fernando Chagas, além da dedicação do infectologista à frente do Hospital Clementino Fraga. “É uma satisfação estar aqui, participando deste momento. É um título de cidadão muito mais do que merecido, que reconhece o trabalho não só à frente do Clementino, mas à população em geral, colocando-se à disposição de todos, pela imprensa e pelas redes sociais, para esclarecer diversas questões sobre a Covid-19”, resumiu Leo.

Perfil

Fernando Chagas é médico graduado pela Universidade de Pernambuco em 2013, graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduado em Saúde pública pela FACISA/PB. Com especialização em infectologia pela UFPB, atualmente é diretor do hospital Clementino Fraga. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, Fernando Chagas tem realizado um trabalho de referência na prevenção e no combate à covid-19, com iniciativas de sucesso no tratamento de pacientes internados no Clementino.