As contas do exercício 2020 do governador João Azevedo (PSB) poderão ser apreciadas pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) antes mesmo do recesso do fim de ano.
A informação foi repassada pelo deputado Branco Mendes (Republicanos). Conforme o parlamentar, o último dia de sessão será dia 16 e para tentar colocar em pauta, o presidente Adriano Galdino, já está “analisando em pautar ainda esse ano. Ele vem fazendo um acompanhamento eficaz e, possivelmente, poderá ser antes mesmo do nosso recesso”.
Na última quinta-feira (01), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, decidiu, à unanimidade, emitir parecer contrário à aprovação das contas do governador João Azevedo Lins Filho no exercício de 2020.
Pesou para a reprovação a aplicação de apenas 9,62% em saúde – abaixo do mínimo constitucional de 12%, e persistencia de grande número de pessoal contratado de forma precária na estrutura administrativa do Estado. Cabe recurso.
O relator do processo, o conselheiro Arnóbio Alves Viana, fez um retrospecto da gestão, apontando aspectos positivos em relação aos balanços gerais do Governo e pontuou as irregularidades que ensejaram a reprovação.