João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.82ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1006
Peso 0.0058
Yuan 0.7063
ALPB realiza sessão especial para discutir políticas para pessoas com epilepsia
30/03/2023 / 13:02
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, uma sessão especial em alusão ao Março Roxo, mês de conscientização e em defesa dos direitos das pessoas com epilepsia. A desinformação, o preconceito e o alto custo dos medicamentos, que contribuem para que essas pessoas tenham a sua qualidade de vida piorada, também serão temas de discussão.

Solicitada e organizado pelo deputado Michel Henrique, presidente da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia (FPIDP), da União Nacional dos Legisladores (Unale), a sessão terá a participação de médicos especialistas, psicólogos, estudantes de psicologia, pacientes, familiares, demais profissionais e pessoas interessadas no tema.

O presidente da Associação Epilepsia na Sociedade, João Hércules, curado da doença após realizar uma cirurgia, estará presente e será um dos palestrantes do evento.

Para o deputado Michel Henrique, é preciso falar abertamente sobre a epilepsia para levar informação a todos os segmentos da sociedade e acabar com o estigma que acompanha os pacientes.

“Há muito desconhecimento e preconceito em relação à epilepsia. É importante que as pessoas conheçam o problema, descubram que existe tratamento adequado e que o poder público ofereça opções para quem precisa. É um tema relevante porque caso não seja diagnosticado e acompanhado corretamente pode levar à morte. Na Paraíba são 63 mil pessoas com essa patologia, portanto, vamos continuar trabalhando pelos direitos dessas pessoas não só agora, mas, ao longo do nosso mandato”, afirmou Michel.

Março Roxo – O objetivo é promover conscientização sobre a doença que atinge mais de 50 milhões de indivíduos no mundo e usar a informação para amenizar preconceito com a epilepsia. A escolha do mês se deu pelo fato de que em 26 de março é comemorado o Dia Internacional de Conscientização sobre a Epilepsia – o Purple Day.