João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 33.02ºC
IBOVESPA 122961.42
Euro 5.7113
Dólar 5.2524
Peso 0.0058
Yuan 0.7249
Altiplano e Cuiá registram os maiores volumes de chuva em João Pessoa, nesta segunda-feira (3)
03/06/2024 / 13:05
Compartilhe:

Os bairros do Altiplano e Cuiá, em João Pessoa, foram os que registraram os maiores volumes de chuva nesta segunda-feira (3), de acordo com a Defesa Civil. A média de chuvas nas últimas 24h na Capital corresponde a 40,5 milímetros, mas as duas localidades ultrapassaram este número, chegando a 43,6 e 42,2 milímetros, respectivamente. O bairro com menor quantidade de chuva registrada foi Manaíra, com 36,8 milímetros.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Com as chuvas registradas na manhã desta segunda-feira (3), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) intensificou o monitoramento das áreas de risco. Embora não tenha registro de ocorrências, as equipes da Compdec-JP visitaram as comunidades para verificar a situação.

Avenida José Tavares, em Cruz das Armas
Avenida José Tavares, no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa (Foto: Divulgação/PMJP)

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), embora não tenha registro de ocorrências na cidade, equipes do órgão constataram, em vistoria, um desmoranamento de parte do pavimento na ponte da Avenida José Tavares, em Cruz das Armas, além de uma árvore com risco de queda sobre fios de energia. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) foi acionada e realizou o bloqueio parcial da via. A Energisa e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também foram acionadas para realizar reparos na área.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (3), um alerta válido até às 10h desta terça-feira (4), com previsão de chuvas de 30 a 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, destacou que o Inmet vem emitindo avisos meteorológicos desde a semana passada, mas graças ao trabalho preventivo, a situação está sob controle, com algumas ocorrências, mas sem vítimas.

“A Compdec-JP, assim como as demais secretarias que integram o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, está atenta e segue trabalhando para minimizar os transtornos e assegurar o bem-estar da população, principalmente das pessoas que moram em áreas de risco, que deve nos acionar imediatamente em caso de ocorrência”, disse o coordenador.

Jailton Gomes, reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança em caso de caso de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade”.

Como acionar a Defesa Civil?

A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.