A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), em parceria com a Gerência Executiva de Atenção à Saúde e a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, lançou a campanha Agosto Dourado hoje, terça-feira (1).
O objetivo do Agosto Dourado é promover a doação de leite materno e ressaltar a relevância da amamentação no ambiente de trabalho. A cor dourada simboliza o padrão “Ouro” de qualidade do leite materno, enfatizando a importância vital desse alimento para os bebês.
A cerimônia de abertura do Agosto Dourado foi realizada às 9h, na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa-PB. Durante o evento, foram inauguradas a Sala de Apoio às Mulheres Trabalhadoras que amamentam, juntamente com a criação de mais duas salas de coleta para apoio à amamentação no Hospital Metropolitano e na Faculdade Uniesp. Todas essas salas possuem certificação do Ministério da Saúde.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é um evento significativo que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto. O principal objetivo dessa iniciativa é incentivar a doação de leite materno e ressaltar a importância da amamentação no ambiente de trabalho. Vale destacar que o mês do Aleitamento Materno no Brasil é instituído pela Lei nº 13.435/2017.
Ainda sobre a campanha, cada litro de leite doado é capaz de atender até 10 bebês recém-nascidos. Mulheres saudáveis com excesso de leite podem entrar em contato pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral para realizar a doação.
As equipes são enviadas ao domicílio da mãe para fornecer orientações sobre a ordenha, disponibilizar os materiais necessários e recolher o leite acumulado semanalmente. É importante destacar que a doação pode ser feita em qualquer fase da amamentação.
BENEFÍCIO DA AMAMENTAÇÃO
A amamentação é fundamental para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. É um investimento importante para salvar vidas infantis e melhorar a saúde e desenvolvimento social e econômico.
O leite materno fornece anticorpos que protegem o bebê contra doenças como diarreia e infecções, reduzindo o risco de asma, diabetes e obesidade. Além disso, é benéfico para o desenvolvimento da face da criança, dentes, fala e respiração.
CONTEXTO HISTÓRICO
A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990 com a Declaração de Innocenti. A Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) fundada em 1991 criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno em 1992, com temas definidos anualmente e materiais traduzidos em 14 idiomas e participação de cerca de 120 países.
F5 online com Portal T5