João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.61ºC
IBOVESPA 133747.69
Euro 6.0596
Dólar 5.4605
Peso 0.0057
Yuan 0.7711
Americanos confiam mais no TikTok para notícias do que em outras redes, diz pesquisa
13/06/2024 / 10:41 / Exame
Compartilhe:

Enquanto o debate sobre se o TikTok vai continuar operando no país segue causando discussões acaloradas – o presidente Joe Biden aprovou uma lei que obriga o app a mudar de dono, hoje é a chinesa ByteDance,ou simplesmente a sair do país -, os norte-americanos parecem não se preocupar muito com a plataforma quando a questão é a política.

De acordo com um estudo do Pew Research Center feito em março, a sensação entre os americanos era de que o TikTok tinha menos probabilidade de influenciar o modo como viam as notícias, seja por meio de recomendações algorítmicas ou moderação de conteúdo, em comparação com plataformas como Facebook, Instagram e X. Foram ouvidas 10 mil pessoas para a pesquisa, divulgada nesta semana pelo Business Insider.

Pelos números, 61% dos adultos norte-americanos disseram sentir que o TikTok estava influenciando as notícias que lhes eram mostradas, enquanto 74% falaram o mesmo sobre o Facebook, 72% para o Instagram e 66% para o X.

Os entrevistados que disseram consumir notícias também tendem a estar menos preocupados com a precisão das informações que encontram no TikTok em comparação com outros aplicativos. 71% relataram ver notícias imprecisas no TikTok “às vezes” ou “ou com bastante frequência”, em comparação com 76% no Instagram, 84% no Facebook e 86% no X.

De acordo com a pesquisa do Pew, 25% dos usuários do X disseram que receber notícias era um motivo “principal” para usar a plataforma, e 15% dos usuários do TikTok também relataram que receber notícias era um motivo “principal” para estarem na rede.

Entre os entrevistados que consumiram notícias no TikTok, 67% disseram que as informações vieram de jornalistas e meios de comunicação, em comparação com 68% de influenciadores ou celebridades e 84% de “outras pessoas que não conhecem pessoalmente”.

Ao mesmo tempo, o TikTok também está deixando os usuários menos “desgastados” pela quantidade de notícias que veem na plataforma em comparação com os outros aplicativos. 47% dos entrevistados do Pew disseram que se sentiam desgastados pelas notícias no TikTok “às vezes” ou “com bastante frequência”, em comparação com 70% para notícias no Facebook, 64% para notícias no X e 64% para notícias no Instagram.

O TikTok aumentou rapidamente seu público nos EUA entre 2018 e 2022 após se fundir com o aplicativo de sincronização labial Musical.ly e oferecer um fluxo interminável de vídeos curtos centrados em música, dança, comédia e outras áreas de entretenimento e mídia.

Hoje, o TikTok tem 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo 170 milhões só nos EUA.