O Aeroclube de Campina Grande está proibido de realizar operações de pouso e decolagens de aeronaves por determinação da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.
A medida, atualizada no sistema ROTAER do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), se deve a não renovação da inscrição cadastral junto ao órgão regulador, um procedimento de rotina cuja responsabilidade é atribuída à administração do aeroclube.
Além de operações de busca e salvamento desenvolvidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU aéreo, o bloqueio pode impactar o treinamento de novos pilotos e voos executivos recebidos semanalmente na cidade.
Localizado no Distrito de São José da Mata, o Aeroclube de Campina Grande tem na presidência o empresário Ricardo Cesar Chaves, responsável por sua administração. Segundo as informações veiculadas inicialmente pelo portal Polêmica Paraíba, apesar dos avisos enviados pela ANAC, a gestão da entidade ignorou a atualização cadastral, o que resultou no bloqueio das operações de voo desde o dia 1º de setembro de 2022.