João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 29.51ºC
IBOVESPA 128293.61
Euro 5.9193
Dólar 5.4398
Peso 0.0059
Yuan 0.75
ANE eleva padrões de qualidade de água em Santa Rita
23/11/2023 / 11:32
Compartilhe:

A ANE adota critérios técnicos e operacionais complexos de tratamento de água, visando proporcionar conforto, satisfação e qualidade de vida. A empresa tem o desafio diário de combater a contaminação microbiológica e turbidez na água que é entregue às redes de abastecimento da cidade.

A Portaria n°888/2021 do Ministério da Saúde define água própria para consumo como aquela que está livre de substâncias tóxicas e microrganismos causadores de doenças. Para atingir esse objetivo, a ANE adere estritamente aos padrões analíticos da Portaria GM/MS n° 888/2021, que orienta os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano. Já os processos de captação seguem as diretrizes de “gestão dos recursos hídricos e gestão dos mananciais”, conforme Resolução CONAMA n° 357/2005.

A avaliação da qualidade da água em Santa Rita é uma operação abrangente, abordando parâmetros físicos, químicos e biológicos. O processo de verificação inclui análises diárias de cor, cloro residual livre, turbidez e pH, assim como análises semanais de coliformes totais e Escherichia Coli, que são realizadas na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Um monitoramento semanal da água é feito em todos os poços da cidade. Mensalmente, são realizadas análises de epicloridrina e acrilamida, juntamente com verificações regulares em mais de 120 pontos do sistema de distribuição, incluindo escolas, creches, hospitais e residências.

A cada seis meses, conforme a legislação, a ANE realiza análises semestrais que abrangem fertilizantes, pesticidas, metais pesados, materiais radioativos, metabólitos, substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas.

As melhorias implementadas pela ANE, incluindo reformas em unidades de filtração, sistemas de cloração e sistemas de preparo e dosagem de químicos, juntamente com investimentos em instrumentos de análise e pontos de recloração, resultaram em uma taxa média de conformidade superior a 99,0% na água distribuída.

Essas iniciativas combinadas garantem uma água com teor reduzido de sólidos, maior controle operacional e eficiência, proporcionando um serviço confiável e seguro para toda a cidade e melhor qualidade de vida aos santa-ritenses.

Canais de contato e comunicação

Para obter mais informações, a empresa disponibiliza os canais de comunicação oficiais. A população pode entrar em contato pelo número 0800 – 731 – 2631. Também pelo site www.ane.com.br, pelo e-mail faleconosco@ane.com.br e ainda pelo atendimento presencial na Praça Getúlio Vargas, 167, Edifício José Américo, térreo, sala 105.