João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.35ºC
IBOVESPA 134572.45
Euro 6.1938
Dólar 5.6002
Peso 0.0058
Yuan 0.7898
ANE implementa melhorias operacionais em Santa Rita para garantir eficiência na gestão de água e esgotamento sanitário
26/07/2024 / 14:44
Compartilhe:

A Águas do Nordeste (ANE) anuncia uma série de melhorias significativas na área operacional para assegurar a qualidade da água distribuída e a eficiência no tratamento de esgoto no município de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

Prezando pela qualidade da água, a ANE promoveu a manutenção e limpeza dos decantadores de forma intercalada durante o período noturno. Essa ação inédita garante a qualidade da água distribuída e evita o desabastecimento da população.

Para reforçar a segurança operacional, a equipe da ANE implantou procedimentos de rotina para avaliação do funcionamento de todos os equipamentos, colocando em prática os Planos de Manutenção Preditiva e Preventiva. Além disso, um sistema de alarme sonoro foi implementado para ativação em caso de falha no equipamento, falta de energia e situações de alagamento. Veja abaixo outras melhorias aplicadas:

Abastecimento nos distritos

Nos distritos de Lerolândia, Odilândia e Forte Velho, a ANE aumentou a capacidade de exploração dos Centros de Distribuição de Água Subterrânea (CPAS) e implantou novas redes de distribuição de água em Odilândia. Essas ações beneficiaram cerca de 250 famílias em Lerolândia, 200 famílias em Odilândia e 450 famílias em Forte Velho.

Tratamento de efluentes

Para garantir a eficiência no tratamento dos efluentes, a ANE realizou a limpeza de uma das lagoas anaeróbicas que operava de forma precária há vários anos. Antecipando-se ao período de chuvas, a ANE também promoveu a limpeza e desobstrução de vários trechos de rede e poços de visita (PVs) nos bairros Centro e Bairro do Açude. Essas medidas asseguram que todo o efluente coletado seja transportado até a estação de tratamento, evitando transtornos aos moradores.

Implantação de teste de fumaça

Visando identificar ligações irregulares na rede de esgoto, a ANE iniciou o monitoramento das conexões utilizando um equipamento que libera fumaça não tóxica dentro das redes. Esta ação tem como objetivo identificar usuários interligados de forma irregular e a entrada de águas pluviais na rede de esgoto, começando pelo Bairro do Açude.

Com essas ações, a ANE reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e a sustentabilidade do meio ambiente, proporcionando melhores condições de vida para a população de Santa Rita.