A animação ‘A botija’, produzida no município paraibano de Boa Vista, venceu a categoria Prêmio Brasil – Histórias Animadas, no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI).
A obra de 19 minutos conta com direção e roteiro de Joana Menara Soares e venceu a premiação através de voto popular. Black Raven foi a produtora responsável pela animação.
Com produção de Flávio Alex Farias e ilustrações do boavistense William Andrade, ‘A botija’ conta a história de Lavínia, uma menina muito curiosa que viaja no tempo através das memórias do seu avô. A animação transita entre elementos como suspense, drama e comédia, inserindo o público em um cenário de fantasia e aventura na busca pelo desconhecido.
O filme foi realizado a partir de contemplação na lei Aldir Blanc e teve a produção apoiada pela prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desportos.
“A Botija é uma tentativa de fazer um resgate histórico da cultura da oralidade que vem se perdendo ao longo do tempo, dessa forma mantendo viva a tradição de propagar conhecimentos presentes no imaginário popular por meio de narrativas e produções culturais”, disse a diretora Joana Menara Soares.