João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 33.53ºC
IBOVESPA 131500.49
Euro 6.1895
Dólar 5.6895
Peso 0.0058
Yuan 0.7997
Ansiedade no trabalho: O que é e como controlar
12/08/2022 / 15:04
Compartilhe:

Com a grande competitividade do universo corporativo, a ansiedade no trabalho tem se tornado cada vez mais comum entre os colaboradores. O que pode ser algo muito preocupante, não só para os que sofrem, mas para as próprias empresas.

Sendo um problema que atinge milhões de pessoas por ano, estima-se que, só nos Estados Unidos, mais de 40 milhões de pessoas sintam as consequências dela a cada ano. É cada vez mais fundamental saber como controlar esse transtorno que pode afetar as pessoas.

Essas pessoas, às vezes, precisam viver tomando remédio manipulado para ansiedade e nervosismo, algo que pode ser muito preocupante para os órgãos de saúde e para as próprias lideranças da empresa, pois é necessário criar políticas que evitem a ansiedade.

No trabalho, os pontos centrais que precisam nos atentar é a rotina e a demanda que é posta sobre os ombros dos funcionários. Outras coisas pessoais que envolvem o estilo de vida também são aspectos importantes para o desenvolvimento dessa condição ansiolítica.

Muitos pais nem conseguem passar tempo com os filhos por causa do trabalho, sendo necessário colocá-los em uma escola para criança de 2 anos, algo muito triste, mas é a realidade.

Definição de ansiedade

A ansiedade é natural para todo ser humano. Ela é uma emoção comum que todas as pessoas sentem durante a vida, em especial, em horas de dúvida ou de questões cotidianas.

Apesar de comum e natural, essa emoção pode terminar em algum tipo de problema maior. Quando a sua intensidade é exagerada e a sua frequência se torna algo constante no dia de um indivíduo, principalmente quando ele não está sob nenhum cenário de perigo.

Nessa hora, a pessoa começa a sentir como se a sala reunião pequena, passa a respirar forte, o coração acelera e tudo parece estar acabando.

Quando a ansiedade se torna algo crônico, respostas físicas devem acontecer, e é justamente nesse momento que uma pessoa pode iniciar os principais sintomas da doença, que englobam desde batimentos cardíacos rápidos até tontura, vertigem e outras coisas.

Para as pessoas que atingiram esse ponto, salienta-se que é importante que seja realizado um tratamento para que a qualidade de vida seja totalmente restaurada. A hipnoterapia, para essa situação, tem sido eficaz para os indivíduos que sofrem de ansiedade.

Quais são as causas da ansiedade?

Os trabalhadores com uma carga horária longa desenvolvem o transtorno porque têm muitas tarefas e não tem capacidade de cumpri-las. Mas, não são só esses fatores que ajudam para a ansiedade. Existem outros, como:

  1. A preocupação constante com demissão;
  2. Muitas responsabilidade em cima deles;
  3. Demasiadas tarefas e prazos curtíssimos para serem completados;
  4. Objetivos muito altos;
  5. Procura constante por resultados altos;
  6. E, por fim, a comunicação agressiva no trabalho;

Levando em conta os fatores citados, fica claro que a ansiedade atinge o rendimento. Isso serve até mesmo para a pessoa que não está em condições para realizar as atividades fisicamente.

Então, não é simplesmente sentar na estação de trabalho vidro e ir realizando as tarefas, a saúde mental dos funcionaŕios também importa muito.

As consequências da ansiedade no psicológico

As consequências mentais e psicológicas dessa doença, são as que mais afetam o rendimento do trabalho.

Esse estado pode levar a dificuldades de interação entre os profissionais, diminuição de autoestima e até mesmo aumentar o índice de faltas do funcionário.

Além disso, em casos complexos de ansiedade não tratada, a tendência é que o indivíduo evolua para quadros mais sérios, ou seja, para a chamada síndrome de pânico.

Desse modo, é extremamente importante que o grau de ansiedade seja controlado o mais rápido possível, por meio da busca por ajuda de um profissional da área de saúde, com o objetivo de preservar seu rendimento e bem-estar.

Como ajudar a sua equipe com esse problema

Já foi vista a gravidade do problema e como ele atinge os colaboradores e a empresa. Da mesma forma que a ansiedade pode começar no ambiente de trabalho, ela também pode ser curada no ambiente de trabalho.

Para solucionar e reverter o quadro de funcionários ansiosos é necessário que a empresa invista em bem-estar empresarial.

Dar incentivo aos funcionários para que eles pratiquem atividade física, pois os exercícios físicos aumentam a liberação dos hormônios serotonina e dopamina que dão uma sensação de tranquilidade, bom humor e bem-estar para as pessoas.

A empresa pode construir uma academia no interior de seu local para os seus colaboradores, montar grupos de corrida e caminhada com o acompanhamento de profissionais ou até mesmo dar aulas de dança.

Considerações finais

A ansiedade é uma questão de saúde grave, de alta incidência e que pode trazer impactos muito negativos para o ambiente empresarial. Em um momento econômico desfavorável, as empresas necessitam do máximo de produtividade e dedicação de seus times.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.