João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.17ºC
IBOVESPA 119630.44
Euro 5.7882
Dólar 5.441
Peso 0.006
Yuan 0.7499
Anvisa aprova inovações nos rótulos de medicamentos para maior clareza e segurança dos consumidores
04/08/2023 / 10:32
Compartilhe:

As novas regras para os rótulos de medicamentos, aprovadas pela Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representam um avanço significativo para garantir a segurança dos pacientes e o uso correto dos medicamentos. Essas alterações visam tornar as informações sobre os remédios mais claras na embalagem, facilitando a visualização para o consumidor.

Para os medicamentos que não exigem prescrição médica, a classe terapêutica e a indicação estarão destacadas na parte frontal da embalagem, tornando mais fácil a identificação do produto pelo consumidor.

Outra importante mudança é a inclusão da quantidade total do medicamento na face frontal da embalagem. Isso possibilitará que o cidadão compare preços entre diferentes produtos de forma mais prática, sem comprometer a análise das informações essenciais para o uso seguro do medicamento.

Para os medicamentos restritos ao uso em hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar e demais unidades de saúde, a Anvisa determinou o uso obrigatório da técnica Tall Man Lettering (TML). Essa técnica consiste em escrever parte do nome do medicamento em letras maiúsculas, o que ajuda a minimizar erros de medicação decorrentes de trocas acidentais entre princípios ativos com fonética e/ou ortografia semelhantes.

No caso dos remédios vendidos ao governo federal, as frases que anteriormente utilizavam os termos “venda sob prescrição” serão substituídas por “Uso sob prescrição” e “Uso sob prescrição e retenção de receita”. Essa medida tem o intuito de tornar mais clara a exigência de prescrição médica para a compra desses medicamentos pelo governo.

Portal F5 com informações Agência Brasil