João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 35.08ºC
IBOVESPA 121271.32
Euro 5.732
Dólar 5.2697
Peso 0.0059
Yuan 0.7278
Anvisa aprovado registro de mais uma vacina contra a dengue
04/03/2023 / 07:53
Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue que pode ser aplicada em quem ainda não teve a doença. É o imunizante Qdenga, produzido pela japonesa Takeda Pharma.

A Qdenga é indicada para quem tem entre 4 e 60 anos. Ou seja, crianças menores, adolescentes, adultos e idosos. A aplicação é em duas doses com um intervalo de três meses entre as aplicações.

Segundo a Anvisa, a nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença o que representa uma eficácia maior contra a dengue de mais de 80%, em até 12 meses após a aplicação.

Já a Dengvaxia, da francesa Sanofi, outro imunizante contra a dengue que já tinha sido aprovado no país, só pode ser aplicado em quem tenha sido exposto à doença e com idade entre 9 a 45 anos.

A Qdenga já tinha sido avaliada e aprovada pela agência sanitária europeia.

Essa concessão do registro pela Anvisa é importante porque permite a comercialização do produto no país. Isso é claro, desde que mantidas as condições aprovadas.

Não há previsão, no entanto, de quando ela vai chegar ao mercado e nem sobre a sua disponibilização no Sistema Único de Saúde.

Casos de dengue na Paraíba

Um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), nesta sexta-feira (3), aponta que foram registrados 911 casos prováveis de Dengue, e referentes à Chikungunya foram notificados 187 casos prováveis. Para a doença aguda pelo vírus Zika foram notificados 2 casos prováveis. Totalizando as três arboviroses, a Paraíba registra 1100 casos prováveis no ano de 2023. O pouco número de casos prováveis ocorre pois o estado da Paraíba ainda não está no período sazonal.

Agência Brasil