João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 26.68ºC
IBOVESPA 127411.55
Euro 5.5733
Dólar 5.1531
Peso 0.0058
Yuan 0.7116
Anvisa libera uso e comercialização de autoteste para Covid-19 no Brasil
28/01/2022 / 12:09
Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (28), por unanimidade da diretoria colegiada, o uso e comercialização de autotestes para detecção de covid-19 no Brasil.

A aprovação ocorre após o envio de informações pelo Ministério da Saúde a pedido da Anvisa, que solicitou esclarecimentos a respeito da inclusão do autoteste nas políticas públicas de testagem.

Com a decisão, fica permitida a comercialização dos testes em farmácias e estabelecimentos de saúde. Os exames, que podem ser feitos em casa, permitem realizar o acompanhamento das condições da doença. No entanto, os testes não são conclusivos para o diagnóstico, segundo a Anvisa.

“O produto de diagnóstico in vitro na forma de autoteste pode representar excelente estratégia de triagem e medida adicional no controle da pandemia, principalmente nesse momento em que o contágio pela doença é grande e muitas pessoas não conseguem ter acesso aos testes pelo SUS ou por laboratórios na rede privada”, disse a diretora Cristiane Rose Jourdan.

Para o diretor Rômison Rodrigues Mota, os autotestes podem contribuir para reduzir a disseminação do coronavírus. “Ao possibilitar o registro de dispositivos médicos para diagnóstico in vitro para detecção do antígeno do SARS-CoV-2 como autoteste cumpre a finalidade institucional desta Anvisa, uma vez que abre possibilidade de ampliar o acesso da sociedade a testes que permitam a rápida detecção do vírus”, afirmou.