João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 33.18ºC
IBOVESPA 129650.03
Euro 6.59631
Dólar 5.8067
Peso 0.00510374
Yuan 0.79539663
Anvisa proíbe termômetro e medidor de pressão com colunas de mercúrio
25/09/2024 / 11:12 / METRÓPOLES
Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição, em todo o Brasil, da fabricação, importação, venda e uso de termômetros e esfigmomanômetros (aparelhos para medir pressão arterial) que utilizam coluna de mercúrio.

A medida foi oficializada na terça-feira (24) por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Os dispositivos que estão proibidos possuem uma coluna transparente contendo mercúrio, e eram utilizados para medir a temperatura corporal e a pressão arterial em serviços de saúde ou em casa.

A proibição, no entanto, não se estende a equipamentos destinados à pesquisa, calibração ou como padrões de referência.

A resolução também estabelece que os termômetros e esfigmomanômetros com mercúrio, quando desativados, devem ser descartados conforme as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, regulamentadas pela Anvisa desde 2018.