João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 28.25ºC
IBOVESPA 138136.14
Euro 6.4433
Dólar 5.6833
Peso 0.00497139
Yuan 0.78663742
Após soltura de Ruan Macário, motoboys protestam no local onde Kelton Marques foi morto
27/05/2025 / 10:10
Compartilhe:
kelton marques
Motoboys e família de Kelton protestam contra soltura de Ruan Macário – Foto: Kamila Marques/Arquivo pessoal

Motoboys e familiares do entregador Kelton Marques realizaram um protesto na tarde desta segunda-feira (26/5) no Retão de Manaíra, em João Pessoa, local onde o motoboy foi atropelado e morto em 2021. O ato teve como objetivo repudiar a decisão da Justiça que permitiu a soltura de Ruan Macário, condenado pela morte de Kelton.

Com faixas, cartazes e gritos por justiça, o grupo pediu que Ruan volte à prisão. Ele deixou o Presídio de Catolé do Rocha no início de maio, após ter a pena reclassificada e progredir para o regime semiaberto, com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

A decisão judicial que permitiu a soltura de Ruan foi da magistrada Juliana Accioly Uchôa, que desclassificou o crime de homicídio qualificado para homicídio simples. Com isso, o caso deixou de ser considerado hediondo e o tempo necessário para progressão da pena caiu de 40% para 25%. Também foram considerados dias remidos por estudo, trabalho e bom comportamento.

A defesa de Kelton já informou que irá recorrer da decisão, buscando restabelecer a pena original de 13 anos e quatro meses de prisão, definida pelo júri popular em dezembro de 2023.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Indignação e dor: protesto no Retão pede retorno de Ruan Macário à prisão – Imagem: Semo-JP/Reprodução

Relembre o caso

Kelton Marques, de 33 anos, morreu após ser atingido por um carro em alta velocidade no cruzamento entre as avenidas Flávio Ribeiro e Mirian Barreto, no Retão de Manaíra, durante a madrugada de 11 de setembro de 2021. Ele voltava para casa após concluir entregas de trabalho.

O veículo que o atingiu era conduzido por Ruan Macário, que fugiu do local sem prestar socorro. O impacto da colisão foi tão forte que arremessou o corpo do motoboy, destruiu a motocicleta e chegou a derrubar o muro de um residencial.

No carro, a polícia encontrou latas de cerveja e substâncias entorpecentes. Ruan ficou foragido por cerca de 10 meses e se apresentou à polícia em julho de 2022, sendo preso preventivamente em seguida.

Kelton morava em Santa Rita e tinha duas filhas. Ele trabalhava como entregador de um restaurante e era muito querido pela categoria, que desde o início do caso tem cobrado justiça.