João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 31.77ºC
IBOVESPA 154063.53
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Após tragédia, governo assegura indenização e alojamento a moradores atingidos em Campina Grande
09/11/2025 / 10:35
Compartilhe:

O Governo da Paraíba e a Cagepa anunciaram, neste domingo (9), medidas emergenciais após o rompimento de um reservatório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, ocorrido na manhã de sábado (8), entre os bairros da Prata e Centenário, em Campina Grande.

Durante coletiva, o governo informou que as famílias afetadas receberão indenização integral e terão abrigo temporário em hotéis da cidade, enquanto as casas interditadas passam por avaliação. Equipes da Cagepa já iniciaram o restabelecimento do abastecimento, a substituição de tubulações danificadas e o cadastramento das vítimas para indenizações e assistência logística e nutricional.

O rompimento deixou 40 bairros de Campina Grande e cidades vizinhas sem água. A Cagepa afirmou que trabalha na normalização gradativa do fornecimento e reforçará o monitoramento das redes para evitar novos incidentes.

Durante a coletiva, o governador João Azevêdo (PSB) lamentou a morte da idosa Maria do Socorro Leal, vítima do acidente, e afirmou que o Estado “não fugirá de sua responsabilidade”. Ele garantiu que todas as pessoas prejudicadas serão ressarcidas e que o governo atuará para recuperar os danos e restabelecer a normalidade.

Uma comissão especial foi criada para acompanhar as investigações e coordenar as ações de apoio às vítimas. O grupo é formado por representantes das secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Humano, além da SuplanPolícia MilitarCorpo de BombeirosCEHAPDefesa Civil e Cagepa. O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ficou responsável pela coordenação dos trabalhos e informou que três imóveis foram alugados para abrigar famílias desabrigadas. Segundo ele, “todos os prejuízos sofridos pelas famílias serão ressarcidos”.