João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 21ºC
IBOVESPA 124729.4
Euro 5.5522
Dólar 5.1707
Peso 0.0058
Yuan 0.7138
Apple apresenta novidades do iOS 17 em evento para desenvolvedores
06/06/2023 / 09:10
Compartilhe:

A Apple anunciou o iOS 17 nesta segunda (5), durante a abertura da WWDC 2023. O novo sistema operacional do iPhone aposta numa atualização mais básica, sem novidades bombásticas, mas com um bom conjunto de atualizações e refinamento de recursos, atendendo as principais demandas dos usuários.

Novidades do iOS 17

Confira agora todas as novidades do iOS 17 apresentadas hoje pela Apple:

App Journal

O novo app Journal é uma das principais novidades do iOS 17. O programa serve como um diário pessoal do usuário, permitindo registrar contatos, músicas, localizações, fotos, podcasts e dados de exercícios físicos para consultar depois — é como um diário, mas todo no celular.

Todos os dados são protegidos de ponta a ponta, então sua rotina não poderá ser consultada pela Apple ou outra pessoa sem autorização, por exemplo.

Modo StandBy

Ao colocar o iPhone para carregar, o iOS 17 poderá ativar o “Modo StandBy”. A solução coloca a interface do dispositivo na horizontal, exibindo hora, notificações, previsão do tempo, alarmes e outros detalhes em tamanho maior, como um relógio digital.

A tela do Modo StandBy é profundamente personalizável, assim como a tela de bloqueio. O usuário pode definir fonte, plano de fundo, tema e adicionar widgets à seção que poderão ser alternados com gestos.

App Telefone com fundo dinâmico

As tradicionais ligações telefônicas serão mais modernas no iOS 17: com o Contact Posters, usuários poderão definir telas personalizadas para cada contato, mudando a exibição ao receber uma chamada.

A novidade é parecida com a personalização de tela de bloqueio, permitindo mudar o plano de fundo, fontes, cores e outros detalhes para deixar cada contato único. O papel de parede também poderá ser visto no app Agenda.

Felizmente, outros aplicativos também poderão adotar a personalização da tela de ligação por meio de uma API. Assim, apps com chamadas como WhatsApp e Telegram poderão aproveitar o capricho do sistema.

Mensagens de vídeo no FaceTime

No iOS 17, o FaceTime ficou mais parecido com o Snapchat. Consumidores da Apple poderão enviar e receber mensagens de vídeo de poucos segundos.

iMessage com recursos de ponta

Finalmente, o iMessage permitirá responder mensagens com gestos. Basta arrastar o envio para o lado para mencioná-la numa nova mensagem, assim como acontece nos apps concorrentes, como WhatsApp, Telegram e Instagram.

A transcrição de áudio também chegou ao iMessage. O conteúdo de uma mensagem de áudio aparece na parte de baixo do envio de texto.

Uma das novidades do iMessage é o check-in automático. A ferramenta permitirá que parentes ou amigos avisem quando chegarem num lugar específico de forma automática ou, caso não cheguem, forneçam informações sobre o atraso.

Talvez, o mais legal esteja nos live stickers, uma nova experiência de figurinhas no iPhone que permite anexar as imagens como verdadeiras figurinhas no papo, tudo com gestos.

AirDrop focado em praticidade

Vai ficar mais fácil compartilhar o próprio número de telefone com outra pessoa no iPhone. A Apple aproveitou as capacidades do AirDrop para lançar o NameDrop, função que permite enviar e receber informações de contato (e-mail, número de telefone e foto de perfil) ao encostar um celular no outro (ou no Apple Watch).

A Ilha Dinâmica do iOS 17 também terá uma interação especial com o AirDrop. O progresso de transferência será destacado na seção com detalhes.

Teclado virtual aprimorado

O teclado virtual da Apple aproveitará inteligência artificial para tornar o corretor automático ainda melhor, permitindo que ele forneça sugestões contextualizadas com a frase. Além disso, semelhante ao Gmail, o teclado da Apple também mostrará sugestões para completar a frase enquanto você digita.

Siri mais rápida

Se o usuário quiser, a Siri poderá ser convocada ao ser chamada pelo nome, dispensando a necessidade de usar a frase “Ei, Siri”.

Novidades do iOS 17 — Foto: Reprodução/Apple

Quais iPhones são compatíveis com o iOS 17?

Veja quais celulares da Apple serão atualizados para o iOS 17:

  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12 Mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13 Mini
  • iPhone 13 Pro
  • iPhone 13 Pro max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)

Quando lança o iOS 17?

A Apple não confirmou a data de lançamento do iOS 17 até agora, contudo a tradição é lançar o novo sistema operacional entre setembro e outubro do ano em questão. Tudo depende, porém, do sucesso do período de testes do sistema.

Os testes com o iOS 17 começaram nesta segunda (5) para desenvolvedores inscritos no programa de testes e, em julho, a compilação chegará para os demais testadores. Participar do período de testes é gratuito e qualquer um pode se voluntariar no site oficial da empresa.

Com informações do Canal Tech