João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 21.87ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Arquitetas apostam em tendências e funcionalidade na Luxo Décor Brasil 2023
14/12/2023 / 18:59
Compartilhe:

Elisana Dantas e Leila D’Angela, do Arq-i Arquitetura e Iluminação, apresentam Cozinha Gourmet Home K ao público a partir do dia 15 de dezembro

A cozinha, conhecida como o coração da casa, assume um papel central no convívio social. É onde momentos especiais se desdobram, as conversas fluem, e as receitas são compartilhadas com um toque de afeto. A cozinha também é um dos 32 ambientes que compõem a segunda edição da Luxo Décor Brasil, que estreia na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa, no dia 15 de dezembro.

Idealizada pelas talentosas arquitetas Elisana Dantas e Leila D’Angela, do escritório Arq-i Arquitetura e Iluminação, a Cozinha Gourmet Home K integra funcionalidade e elegância. O espaço de 40m² foi pensado para atender às necessidades dos entusiastas da culinária e daqueles que gostam de se reunir em casa. “O espaço era muito compacto, então o nosso desafio foi pensar a melhor maneira de tornar esse ambiente uma cozinha gourmet funcional com todos os eletrodomésticos necessários para quem gosta de cozinhar”, explicou  Elisana.

Inspirada no conceito contemporâneo de “Quiet luxury”, ou seja, um luxo discreto, o ambiente  incorpora tons neutros e terrosos, tendência da Feira de Milão, proporcionando uma atmosfera acolhedora e elegante. As luminárias minimalistas, lançadas recentemente e consideradas o futuro da luminotécnica, texturas e MDFs também contribuem para a contemporaneidade do ambiente. “O projeto é um convite para que os visitantes percorram todo o ambiente  interagindo com os seus elementos. Utilizamos texturas em diversas superfícies, principalmente paredes e teto, permitindo que as pessoas tenham diferentes experiências sensoriais”, detalhou Leila.

Tendências – Um dos destaques do projeto é o painel em MDF Bronze, um dos elementos principais da cozinha. O painel apresenta uma inovadora estrutura de “aquário” destinada ao cultivo de hortaliças em hidroponia — técnica de cultivar plantas sem solo. Projetado para que os alimentos sejam colhidos na hora pelo chef, o aquário traz o conceito “Arquitetura Viva”, tema desta segunda edição da LXDB, para dentro da cozinha de maneira sofisticada.

Os armários louceiros e as cristaleiras são duas grandes apostas das arquitetas para o ambiente. “Após a pandemia, cresceu a tendência de mesa posta e a ideia de receber bem as pessoas em casa. Por isso,  estamos trazendo elementos para cultivar este novo hobby familiar”, disse Elisana.

O projeto também tem como propósito valorizar o artesanato e a culinária paraibana, enriquecendo o ambiente com autenticidade regional. Pensando nisso, as arquitetas prometem  realizar pequenos eventos com chefs paraibanos ao longo da mostra.

Parceiros – Para a realização do ambiente, as arquitetas contaram com o apoio valioso de empresas e parceiros. São eles : HomeK Móveis Planejados, Refinare Revestimentos, Della’s Iluminação, Refuge Mobília, Textura & Cia, Toda Tinta PB,  Marble Nordeste – Superfícies Inteligentes, Grannitus Marmoraria, Metalon Pintura Eletrostática, Magno Prime, Invita, Flora Paraíba, Mais Projardim, Rick Decor, Gesso Bello, Vidros Express, Juca Refrigeração, Jonas Nogueira, João Batista, Top Line Prime, Marble, Chico Ferreira e Max Oliveira Photos.

Sobre o Arq-i 

Fruto de uma grande amizade e parceria profissional exitosa, que teve início ainda no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba, o Arq-i Arquitetura e Iluminação, comandada por Elisana Dantas e Leila D’ Ângela, tem uma vasta experiência em projetos que associam funcionalidade, bem-estar, estética, tecnologia, sustentabilidade e otimização de custos.

O escritório atua em diversas cidades do Brasil e investe na qualificação  profissional constante,  com visitas e participações em mostras e feiras nacionais e internacionais, cursos e palestras. O  Arq-i também já foi premiado duas vezes pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), nas categorias de Arquitetura Residencial e de Projeto de Restauro, e recebeu Menção Honrosa pelo site Archtrends.